Delegação japonesa visita áreas de avicultura e leite em Itaberaí

2013-08-02-Missão MoçambiqueUma delegação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) visita, na próxima segunda-feira (5) o município de Itaberaí, em Goiás. Integrantes da Cooperação Trilateral (Brasil-Japão-Moçambique), os japoneses irão conhecer o treinamento de avicultura de corte e a Unidade Demonstrativa do Programa Balde Cheio, realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) em parceria com o Sindicato Rural do município.

O objetivo é identificar formas de trabalho que possam ser usadas como exemplo de desenvolvimento local em Moçambique. Superintendente do Senar Goiás, Marcelo Martins explica que as condições de solo e clima de Moçambique são similares à do Cerrado brasileiro. “Lá, a demanda por capacitação é muito alta. A ideia agora é que eles conheçam a aplicação do trabalho para que, em um futuro próximo, o Senar possa ir à Moçambique”, completa o superintendente.

Durante esta semana, os japoneses já se reuniram com chefes e coordenadores de programas do Senar Central, em Brasília. Na ocasião eles tiveram a oportunidade de conhecer projetos de Assistência Técnica com Meritocracia, a Rede e-Tec do Senar, a Inclusão Digital Rural e o programa Útero é Vida.

Intercâmbio

A cooperação trilateral foi firmada com o Senar, em nível nacional, em 2009, com o intuito de dar andamento ao Pró-Savana, um programa que apoia o desenvolvimento agrícola e rural do Corredor de Nacala, no norte do Moçambique. A ideia inicial é aumentar competividade e produtividade de pequenos a grandes produtores e proporcionar, por exemplo, a exportação.

Na segunda-feira (5), a programação do grupo em Itaberaí começa com um bate-papo com alunos do Programa Empreendedor Rural (PER). Em seguida, haverá o acompanhamento do treinamento de Qualificação de Avicultura de Corte que ocorre em parceria do Sindicato Rural e Sistema Faeg/Senar com a empresa Super Frango. À tarde, os japoneses conhecerão, por fim, a Unidade Demonstrativa do Programa Balde Cheio, que estimula produtores a aumentarem a produção leiteira no interior de Goiás.

Foto: Mendel Cortizo

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem