Doze propostas de novos negócios para o agronegócio participam da etapa final do Desafio Agro Startup. O vencedor será selecionado durante cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 11 de abril, às 14h, no estande do Sistema Faeg Senar e Sebrae, na Tecnoshow Comigo 2018. A feira ocorre entre os dias 9 e 13 de abril em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. O prêmio para o primeiro lugar será uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos da América (EUA).
As startups são propostas de negócios com produtos de baixo custo de produção e que possam ser ofertados com a mesma qualidade para grande grande número de pessoas. Essas são empresas que estão começando e representam oportunidade de investimento, já que têm potencial de aumentar o valor das ações rapidamente, como explica Christiane Taveira, presidente do Grupo NortON, aceleradora de startups.
“A startup tem potencial exponencial muito grande, até por atender muita gente com baixo custo de produção. Ela vai aumentando valor de acordo com performance dela. Os investidores ficam ligados porque é uma oportunidade de ganhar muito dinheiro. Para dar infraestrutura, promover um crescimento sustentável e viabilizar a operação elas passam por aceleradoras, que viabilizam tudo isso”, afirmou.
Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, explica que o Desafio Agro Startup foi criado no intuito de estimular esses negócios que trazem soluções eficientes para o mercado. Segundo ele, mais de 110 ideias foram avaliadas durante o processo e, na última etapa, 12 concorrem pelos primeiros lugares.
Antônio Carlos disse ainda que as áreas de atuação dos projetos englobam as várias etapas de produção e comercialização dos produtos agropecuários. “Temos competidoras que trabalham com facilitação de produção de insumos, imagens de drones para avaliação de produções agrícolas, projeto de pecuária para fortalecer produtividade dos bovinos, monitoramento do consumo de energia elétrica, facilitar acessibilidade de compra de insumos e aproximação do produtor rural e instituições financeiras para obter crédito agrícola”, pontuou.
Startups no agronegócio
Analista de inovação do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae), Francisco Lima Júnior avalia que há vastas oportunidades para startups no agronegócio. As empresas podem oferecer soluções práticas e rentáveis para aumentar a produtividade na agricultura e pecuária.
“Pela representatividade do agronegócio para a economia, não só de Goiás, mas do país inteiro, temos inúmeras oportunidades para explorar, não só pelo potencial de um mercado que movimenta mais de R$ 1,48 trilhão por ano, mas pelas próprias características das cadeias produtivas que ainda apresentam diversos desafios que podem ser superados com a adoção de tecnologias e modelos de negócios inovadores”, acredita.
Segundo ele, o mercado desse tipo de negócio ainda está no começo e ainda existem poucas startups já atuando em Goiás. Contudo, há diversas iniciativas para fomentar essas propostas e o espaço para incentivos está crescendo.
Francisco afirma que as iniciativas podem contemplar diversos setores do agronegócio, e um dos grandes beneficiados com as soluções apresentadas pode ser o produtor rural. “Os problemas que as startups do agro querem resolver estão, na sua maioria, no campo e é o produtor o maior afetado. A correta identificação dos problemas que precisam ser resolvidos fornecem insumos valiosos para que as tecnologias sejam integradas e consigam, ou amenizar, ou resolver os problemas desse mercado”, pontuou.
Confira as finalistas do Desafio Agro Startup
Bioagentes - Inserir no mercado produtos formulados, com boa estabilidade, período longo de prateleira e a baixo custo.
Boidez - Orientar os pecuaristas na compra, venda e controle da reprodução dos animais, oferecendo análise fenotípica por imagem.
Boom do Brasil - Utilizar o gás (GLP) para secagem dos grãos diretamente na propriedade, através de uma unidade móvel.
Cesto Orgânico - Promover a conexão entre produtores e consumidores de orgânicos através de uma ferramenta dinâmica e online provendo uma melhor qualidade de vida para o consumidor e um incremento na renda do produtor.
Dronent - Ajudar os agricultores na elaboração dos mapas de fertilidade do solo, através do uso de drones.
Pecus - Conectar, em segundos, criadores de gado que precisam de pastos aos proprietários de terra que possuem pastos ociosos, gerando ganhos para todos.
Monitorar - Monitorar o consumo de energia elétrica de irrigantes em tempo real.
Pec Insumos - Ajudar os produtores rurais a realizarem a aquisição de insumos agropecuários através de uma solução online de compras coletivas.
Qualimeat - Oferecer ao produtor acesso a uma plataforma de protocolos de produção automatizados, disponibilizando ao mercado um produto final com qualidade comprovada por meio de dados e evidências de um processo pautado pelas melhores práticas.
Implanta IT Solutions - Integrar investidores e produtores rurais por um crédito agrícola mais seguro, fácil e competitivo.
Resenhar - Identificar os equídeos (quantitativo e controle sanitário), possibilitando informação em tempo real, minimizando os erros cometidos na elaboração das resenhas.
Servitec - Gerar a oportunidade de empregador e profissional se fazerem visíveis um para o outro dentro do mercado do agronegócio, partindo da descrição do perfil profissional e experiência, possibilitando de forma imediata a contratação de serviços.
Texto: Vanessa Martins
Tecnoshow 2018
Data: 9 a 13 de abril
Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8h às 18h
Entrada gratuita
Desafio Agro Startup – Premiação
Data: 11 de abril
Local: Espaço Senar na Tecnoshow Comigo 2018
Horário: das 13h às 17h
Entrada gratuita