Alerta é feito Semad com objetivo de evitar alagamentos e outros danos
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), alerta para a possibilidade de intensificação das chuvas em Goiás e com isso as estruturas extravasadoras das barragens devem ficar desobstruídas para que elas possam dar vazão a todo o volume de água previsto no projeto. É importante constituir uma rede de comunicação com os vizinhos e comunidades residenciais em um raio de 10 quilômetros abaixo do reservatório. Deve-se seguir ainda as seguintes recomendações:
- Verifique o nível do reservatório, o qual não deve estar totalmente cheio nesse período. O nível da barragem deve possuir uma borda livre de pelo menos 01(um) metro;
- Verifique a existência de trincas ou rachaduras e infiltrações nas ombreiras, cristas e taludes. Caso existam, deve-se reduzir ainda mais o volume acumulado no reservatório para reduzir a pressão exercida pelo volume da água.
- A redução do nível da água não deve ser de mais de 15cm por dia, para evitar escorregamentos dos taludes.
- Deixar descargas de fundo escoando livremente para que a barragem possa receber água da chuva sem problemas.
- Desobstruir os extravasadores, retirando lixo, vegetação ou qualquer material presente que possa impedir o livre fluxo da água.
- Não remova árvores nos taludes ou ombreiras no período de chuvas para não causar instabilidade na estrutura. Tal procedimento deve ser realizado no período de seca.
- Qualquer situação anormal deve ser informada:
- Defesa Civil (telefone/WhatsApp – (62) 999725926)
- Corpo de Bombeiros Estadual (telefone - 193)
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo número (62) 98268-9827 (telefone/WhatsApp). A Semad também disponibiliza informações didáticas em uma cartilha. Para acessar, clique aqui.
Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag com informações da Semad