Edital para derrocagem do Pedral do Lourenço será lançado até a segunda quinzena de novembro

Imagem

Brasília (17/10) – Reunidos nesta quinta-feira, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, definiram o prazo para lançamento do edital de obras de derrocagem do Pedral do Lourenço.

O Pedral do Lourenço é uma grande extensão de obstáculos naturais que inviabiliza a navegação do rio Tocantins durante os meses do verão amazônico. Sem a derrocagem, a navegação na hidrovia Tocantins continuará inviável, impedindo, assim, o escoamento da produção agropecuária de importantes regiões produtoras de grãos do país.

O edital será lançado até a segunda quinzena de novembro. A obra será licitada por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), por contratação integrada. Por ser menos burocrático, este modelo tem a vantagem de ser mais rápido em relação aos demais, lembrou o diretor-geral do DNIT.

Durante audiência na sede do DNIT, em Brasília, a senadora Kátia Abreu propôs que o edital da obra seja lançado em Palmas, no Tocantins, e em Marabá, no Pará. A sugestão foi aceita por Fraxe.

As etapas que antecedem o lançamento do edital foram concluídas. Depois de ter detectado alguns pontos críticos, a Marinha emitiu parecer conclusivo liberando a obra, com a importante participação de especialistas das Universidades Federal do Pará e do Paraná.

A presidente da CNA reafirmou a necessidade de garantir a navegabilidade na região, onde a produção agropecuária tem crescido de forma expressiva. A estrutura de logística para transporte é deficiente, o que encarece o escoamento.

O vice-presidente diretor da CNA, José Ramos Torres de Melo Filho, também participou da audiência. Presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura da CNA e da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística (CTLOG), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Torres de Melo Filho também defendeu a realização da obra.

Áreas de atuação

Veja também

III

Notícia

III Corrida Senar 2025 reúne mais de 1.400 participantes neste domingo

Expedição

Notícias

Expedição Safra Goiás aponta queda na produtividade da soja, custos altos de produção e redução de lucro

Diagnóstico

Diagnóstico das lavouras do estado será apresentado nesta sexta-feira

Imagem