AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Em Anicuns, Dia de Campo atrai mulheres e jovens produtores de leite

Imagem

WhatsApp Image 2018 02 04 at 14.17.55A Família de Maria Glorinda Moreira percorreu cerca de 220 quilômetros, entre Orizona e Anicuns, para participar do Dia de Campo, realizado na Fazenda Modelo da Shekinan, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Sindicato Rural (SR) de Anicuns, com o apoio da Prefeitura Municipal. Na bagagem, o desejo de melhorar a rentabilidade da produção de leite na propriedade que assumiu após o falecimento do marido.

Maria Glorinda reforça os dados antecipados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que os anos recentes não foram só de ganho de produtividade e aumento do uso da tecnologia no campo. Ele também ficou mais jovem e feminino.

Segundo a pesquisa, uma em cada três propriedades rurais do País tem mulheres ocupando funções de comando – há cinco anos, eram 10%. Quando não são as principais responsáveis pelas propriedades, elas atuam como administradoras, dividem as atividades com um familiar ou estão sendo preparadas para assumir essas funções.

Maria Glorinda faz parte deste grupo e conta ainda com o apoio do Neto ítalo, de 18 aos, que estuda zootecnia para trabalhar na propriedade da avó.

Eles surpreenderam-se com os resultados do trabalho de assistência técnica e gerencial do Senar Mais na propriedade do produtor Thiago Rodrigues de Almeida. “ Meu filho comentou sobre o Programa Senar Mais e então, comecei a pesquisar sobre as ações e resultados. Quando soube que teria um Dia de Campo em Anicuns, não tive dúvidas, vim em busca de conhecimento”, enfatiza a produtora.

Dia de Campo

Durante toda a manhã, os participantes conheceram a realidade da propriedade, altamente sustentável e interagiram com técnicos e produtores, numa troca de experiência enriquecedora. “Somos parceiros do Dia de Campo porque aqui temos contato com um público selecionado, disposto a investir”, destaca o assessor de marketing da FMB Máquinas Agrícolas, Pedro Lacerda.

O presidente do Sistema Faeg Senar, Zé Mário, explica que o programa Senar Mais foi criado em 2009, após um diagnóstico de que 80% da cadeia produtiva do leite, em Goiás, não tinham acesso à Assistência Técnica e Gerencial ( ATeG). “Mudamos esta realidade! Agora, nosso produtor pode ter mais produtividade, com implementações tecnológicas altamente sustentáveis e de gestão de sua administração leiteira”, explica.

O encontro teve a presença do técnico de campo do programa Senar Mais, Luizmar Júnior, que atende 20 propriedades de leite na região de Anicuns, e também do consultor e engenheiro agrônomo do Senar Mais, Carlos Eduardo Freitas, além do gerente de ATeG do Senar Goiás, Guilherme Bizinoto.

No dia de Campo foram apresentados os resultados conquistados pelo produtor Thiago Rodrigues. Em sua propriedade são sete hectares utilizados para a pecuária de leite e de corte. Em 2013, Thiago tirava 242 litros de leite por dia de 42 vacas em lactação. Desde que adotou a assistência técnica, o produtor viu sua produção saltar para 500 litros de leite diários em 24 vacas em lactação. Os animais são das raças Jersolando, Holandesa e Girolando. “Os interessados em participar do Programa de Assistência técnica e Gerencial devem procurar o Sindicato Rural do município em que mora e solicitar o apoio junto ao Senar Goiás”, destaca o Gerente do Programa, Guilherme Bizinoto.

Texto: Fabiane Fagundes

Foto: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícias

Senar Goiás oferece curso sobre fertilidade do solo e adubação

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Imagem