Emprego no agro atinge novo recorde e reforça peso do setor na economia

Boletim CNA/Cepea mostra crescimento da ocupação no terceiro trimestre de 2025, com destaque para o segmento primário e avanço da participação feminina

O número de trabalhadores ligados ao agronegócio brasileiro chegou a 28,58 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2025, o maior patamar desde o início da série histórica, em 2012. As informações fazem parte do Boletim Mercado de Trabalho no Agronegócio, elaborado pelo Cepea em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Com esse resultado, o setor passou a representar 26,35% de todos os ocupados no país no período analisado. Em relação ao trimestre anterior, o contingente de trabalhadores no agro cresceu 1,3%, o que corresponde a mais 367,49 mil pessoas, enquanto o mercado de trabalho nacional manteve-se praticamente estável. Na comparação com o mesmo trimestre de 2024, o aumento foi de 2,0%, equivalente a 568,85 mil novos ocupados.

O segmento primário foi o principal responsável pelo avanço. Houve crescimento de 3,4% na ocupação em relação ao trimestre anterior, o que representa a entrada de 260,42 mil trabalhadores. Entre as atividades que impulsionaram esse resultado estão a agricultura e a pecuária, com destaque para o cacau, a produção florestal, a avicultura, a suinocultura, além da pesca e da aquicultura.

O boletim também traça o perfil dos profissionais do setor. Na análise por posição na ocupação, todas as categorias registraram aumento no comparativo trimestral, com destaque para os trabalhadores por conta própria. A população ocupada nesse grupo avançou 3,2%, o que representa acréscimo de 216,7 mil pessoas.

Já na divisão por gênero, os dados apontam crescimento do número de trabalhadores tanto entre homens quanto entre mulheres. O avanço mais expressivo ocorreu entre o público feminino, especialmente na comparação com o mesmo período do ano anterior, evidenciando a ampliação da participação das mulheres no mercado de trabalho do agronegócio. Clique aqui para saber mais.

Comunicação Sistema Faeg/Senar com informações da CNA

Áreas de atuação

Veja também

Agro

Agro brasileiro: produção em alta e sustentabilidade como diferencial

Manteiga

Notícias

Manteiga de leite: determinação de produtora e ATeG do Senar Goiás ampliam mercado

Oportunidade

Notícias

Oportunidade para produtor que deseja exportar: Senar Goiás e AgroBr oferecem consultoria gratuita

Imagem