Encontro de Fruticultores debate pragas da banana

Imagem

2014-06-27 capaAs pragas - em especial a Broca do Rizoma e o Mal do Panamá - que vêm atacando as plantações de banana do Vale do São Patrício estão deixando os produtores muito preocupados. Esse medo levou representantes do setor agrícola até o município de Itaguaru na última semana para um encontro com fruticultores da região.

O encontro teve a presença de mais de 100 produtores da região além de Técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que se reuniram com o grupo de produtores para repassar orientações básicas de combate às pragas e condução da lavoura.

Além disso, o encontro teve como objetivo, debater possíveis formas de firmar a região como um polo de bananicultura, tornando o negócio cada vez mais rentável.

2014-06-27 alexandroEntre as pragas que assombram os produtores estão Broca do Rizoma – a mais comum na região -, a Sigatoka-negra, o Nematóide, Sigatoka-amarela e o Mal-do-Panamá.

Também conhecido como "moleque-da-bananeira", a Broca do Rizoma é uma das mais sérias pragas da variedade cultivada na região. Ela perfura os rizomas da bananeira assim facilitando a entrada do fungo causador do Mal-do-Panamá, além de construir galerias no caule da planta, danificar o sistema radicular, limitar o desenvolvimento da planta e resultando no tombamento da bananeira.

Durante o encontro foram debatidos ainda os aspectos fundamentais no cultivo da bananeira como a preparação e o cuidado com o solo, as variedades existentes e a escolha correta da muda, a prática do manejo da cultura, entre outros pontos do cotidiano da produção.

2014-06-27 dentroA escolha da muda ganhou destaque já que é por meio dela que muitas pragas são propagadas pela região, já que não há um local onde as mudas estão sendo produzidas com critérios técnicos. O manejo de forma geral foi muito debatido, principalmente em se tratando da cobertura de solo de modo a evitar aparecimento de plantas daninhas e manter a umidade do solo mediante do clima seco dessa época do ano.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem