Encontro de produtores assistidos movimenta o interior

Imagem

Uma das cadeias atendidas pelo Programa Senar Mais é a da horticultura. Em Nova Veneza, a 46 km da Capital, um grupo de produtores que recebe assistência técnica e gerencial desde outubro de 2017 acompanharam, na noite de segunda-feira (11), o Encontro de Produtores Assistidos, no Centro Cultural do Município. Cerca de 35 participantes estiveram presentes e puderam conferir as características do grupo, desafios, virtudes e resultados, e ações realizadas na região a partir do Programa Senar Mais.

O coordenador técnico de horticultura do Senar Mais, Douglas Vila Verde, esteve à frente das atividades do dia e disse que a região está localizada em uma área privilegiada. “Nova Veneza está próxima a grandes centros consumidores como Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Por isso, a horticultura surge como uma das principais cadeias para geração de renda de pequenos produtores, ” afirmou Douglas.

Palestras movimentaram a região durante o Encontro que contou também com a participação do coordenador regional do Senar Goiás Lucas Thomé, do supervisor de ATeG do Senar Mais, Lincoln Luís França e do gerente sindical da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Vitor Hugo Evangelista Duarte.

Na ocasião, o técnico de campo Cleber Sales Ramos mostrou a importância de conhecer o trabalho da Assistência Técnica e Gerencial apresentando alguns resultados do programa, principalmente do produtor, Aderso do Nascimento, que contou sobre a experiência em participar do Programa. “Há 50 anos, a forma de se produzir era uma, hoje precisamos estar atentos às mudanças se quisermos permanecer,” disse Aderso.

Produtores conheceram detalhes da produção de tomate tipo grape em ambiente protegido, sobre o mercado e custos de produção, além da importância de se trabalhar a gestão dentro das propriedades rurais. “O Programa Senar Mais possibilita ao produtor rural uma exploração mais eficiente da sua atividade aumentando a renda e melhorando a sua qualidade de vida e dos familiares. Estes encontros acontecem nos municípios que temos grupos de produtores que participam do Programa nas diversas cadeias, mas é aberto para qualquer produtor que tenha interesse em conhecer um pouco mais da atuação do Senar,” ressaltou Douglas. Finalizando o encontro, o consultor de ATeG do Senar Goiás, Carlos Eduardo Freitas Carvalho falou a respeito dos desafios enfrentados pelos produtores rurais mediante à necessidade de adequação às novas exigências do agronegócio e principalmente a importância do gerenciamento das atividades produtivas.

“Já tripliquei o tamanho da minha área de produção,” diz produtor de Palmeiras de Goiás

Allan Severino dos Santos Pureza é produtor rural da Chácara Palmeiras também recebeu, durante o Encontro de Produtores Assistidos do Senar Mais, em Palmeiras de Goiás um público de 40 pessoas ressaltando sua motivação em produzir e os excelentes resultados alcançados pelo Programa. “Já tinha começado e parado de produzir hortaliças várias vezes por conta das dificuldades. Agora, com a ATeG, estou tendo bons resultados e já tripliquei o tamanho da minha área de produção. Estou pensando em investir em uma Hidroponia,” aponta ele.

Durante mais um Encontro realizado no Sindicato Rural de Palmeiras, produtores receberam orientações sobre a cadeia produtiva de horticultura que engloba o Programa do Senar Mais. O técnico de campo, Sidarta Oliveira disse que a Assistência Técnica e Gerencial - ATeG é mais do que deixar recomendações ao produtor. “Temos que analisar todo o contexto da propriedade e auxiliar o produtor no gerenciamento da atividade,” argumenta Oliveira.

Estiveram presentes no evento, o médico veterinário e Gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar Goiás, Guilherme Brandão Gonçalves Bizinoto, o presidente do Sindicato Rural de Palmeiras, César Savini Neto, o coordenador regional Lucas Thomé de Oliveira Otaviano, o supervisor de ATeG Lincoln França, o assessor técnico Carlos Eduardo, o técnico de campo Sidarta Oliveira, produtores de hortaliças da região, além dos demais produtores assistidos no grupo.

Programa Senar Mais

O Programa tem como princípio a educação continuada/produção assistida, que capacita e transfere tecnologia contribuindo para o desenvolvimento de sete cadeias junto ao agronegócio. De acordo com o médico veterinário e Gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar Goiás, Guilherme Brandão Gonçalves Bizinoto, o objetivo desses encontros é apresentar ao grupo de produtores os resultados obtidos com o Programa Senar Mais nas propriedades. Apicultura, Fruticultura, Agricultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Piscicultura são as outras cadeias que englobam o Programa, além da Horticultura.

A metodologia utilizada está fundamentada em cinco etapas como diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. O calendário de atividades do processo prevê visitas mensais aos produtores assistidos de quatro (4) horas durante dois (2) anos.

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg recebe Mapa para apresentação de programa que busca restaurar 40 milhões de hectares de áreas degradadas

16ª

Notícias

16ª Cerimônia do Programa Agrinho celebra protagonismo estudantil, sustentabilidade e grandes conquistas em Goiás

Bureau

Notícias

Bureau Veritas inicia visitas para acreditação de obras rodoviárias do Ifag

Imagem