AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Equipamento que afere volume e temperatura do leite vence Desafio de Startups da Embrapa Gado de Leite

Imagem

Volutech é o nome da Startup vencedora do Ideas for Milk 2019 , evento realizado pela Embrapa Gado de Leite que culmina com a final do Desafio de Startups. A solução apresentada pela startup vencedora afere o volume e a temperatura de tanques de resfriamento de leite. O equipamento, instalado na tampa de abertura dos tanques, também envia alertas para o produtor, em caso de alterações no resfriamento do leite que possam interferir na qualidade do produto. A solução apresentada por estudantes da Universidade Federal de Viçosa também permite à indústria monitorar a qualidade do produto, permitindo uma melhor rastreabilidade do leite.

A final do Desafio de Startups foi realizada no Cubo, espaço de empreendimentos do Banco Itaú, em São Paulo - SP. Participaram oito competidores (veja box nesta matéria) das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A Volutech foi concebida na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo Sávio Filho, estudante de medicina veterinária da UFV e um dos idealizadores do equipamento, a solução substitui as réguas usadas por produtores para medir o volume do leite. "Estas réguas estão sujeitas a erros e a Volutech vem para agregar precisão e qualidade ao leite produzido".

A solução apresentada pela startup vencedora vêm sendo desenvolvida há um ano, desde que a equipe da UFV participou do Vacathon realizado pela Embrapa em 2018. "Ao longo desse ano, nós nos preparamos especificamente para o Desafio de Startup e fomos aprimorando nosso produto", diz Sávio. Segundo ele, temos um equipamento bem formado e robusto, pronto para ganhar o mercado.

Das oito concorrentes, cinco soluções estão voltadas para a melhoria da qualidade do leite. A segunda colocada trabalhou nesta linha: a Bionexus, com origem no estado de São Paulo, trabalhou nesta linha, com uma ferramenta que monitora a qualidade do produto da plataforma de recebimento do leite até o processo de pasteurização. A terceira foi a Cria Tech Intergado, plataforma que monitora a cria e recria de bezerras.

Esta foi a quarta edição do Desafio de Startups. De acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o Ideas for Milk tem apresentado um crescimento substancial: "Este ano, o evento contou com o apoio e participação de 146 empresas. As propostas apresentadas pelas startups estão cada vez mais maduras e voltadas para a solução de importantes problemas da cadeia produtiva do leite", comemora.

As startups que participaram da final do Desafio, em ordem alfabética, foram as seguintes:

Ideas for Milk - Além do Desafio de Startups , o Ideas for Milk compreende a Caravana 4.0 , quando pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite fazem palestras em instituições de ensino e eventos de inovação, entre outros - A Caravana tem como objetivo fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo, onde possam surgir novas startups para a cadeia produtiva do leite. Há também um hackathon, (batizado de Vacathon, num trocadilho com a palavra "vaca"), que reúne dezenas de estudantes numa maratona de programação, acampados na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora - MG). Este ano, o Vacathon foi realizao dos dias 28 de outubro a primeiro de novembro.

Parceiros - O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, Danone, IBM e Microsoft.

Fonte: Embrapa-DF

Foto: Rubens Neiva

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Curso

Notícia

Curso de produção de ovos do Senar Goiás oferece novas possibilidades de renda com avicultura

Do

Desafio AgroStartup 2024

Do Campo ao Futuro: Soluções Inovadoras emergindo no AgroStartup 2024

Há

Notícia

Há 16 anos o Senar Goiás leva qualidade de vida para a família rural com o Campo Saúde

Imagem