AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Escola Municipal de Jaraguá recebe carro zero quilômetro

Imagem

A escola Municipal Maria Catarina de Freitas, em Jaraguá (GO) teve um ano de muito trabalho. Além de se dedicar ao calendário do conteúdo pedagógico, alunos e educadoras entraram de corpo e alma no concurso do programa Agrinho, que teve este ano como tema em 2017 ‘Fontes de Energias Renováveis’. O resultado de tanta dedicação não foi em vão, a escola concorreu na categoria Município Agrinho e foi vencedora por meio de sorteio, de um dos carros zero quilometro. O prêmio foi entregue na segunda-feira (11), pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural em Goiás (Senar Goiás), juntamente com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Sindicato Rural (SR) de Jaraguá e Prefeitura Municipal, com muita festa na cidade.

O presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, participou de uma carreata pelas ruas de Jaraguá e fez a entrega da chave do carro para o comitê gestor da escola. José Mário fez questão de destacar a importância do trabalho realizado por cada educadora envolvida no projeto. “Vocês professores, têm uma responsabilidade muito grande para com a sociedade. Vocês formam nossas crianças e, consequentemente, podem fazer do nosso país um lugar melhor de se viver, com cidadãos mais conscientes. O Agrinho nasceu com essa perspectiva: trabalhar nas escolas a formação gerando consciência sobre assuntos que são extremamente relevantes para a sociedade”, observou.

O desafio

A escola Maria Catarina participa do Agrinho por 10 anos. A diretora, Anajara Prudência, disse que o tema foi desafiador e exigiu muita dedicação dos educadores. “O projeto contou com o envolvimento dos professores e alunos, que foram a fundo em suas pesquisas sobre o tema. Tivemos várias discussões e atividades antes da execução do projeto, atém que conseguirmos desenvolver um projeto de biogás, com fezes de animais”, explicou.

Os alunos Vitória Bragança e Alfredo Neto contam que se envolveram bastante com o projeto. “Nunca imaginávamos que o “cocô da vaca” poderia ser transformada em energia”, diz Alfredo. “Visitamos duas propriedades rurais aqui perto, e na prática a professora nos mostrou como funcionava o biogás. Foi muito interessante e divertido”, contou Alfredo, de 11 anos.

Para Lilian Cristiane Alves, coordenadora de Programas da Prefeitura de Jaraguá, o Agrinho é um programa diferenciado, já que deixa as aulas mais dinâmicas e o conteúdo pode ser trabalhado o ano todo, gerando resultados e mudança de comportamento na nova geração. “Está edição de 2017 trouxe um tema extremamente relevante, pois muitos não conheciam sobre fontes de energias renováveis. Hoje qualquer aluno da rede municipal sabe falar e pensar sobre o assunto. Estamos diante de uma crise hídrica, em todo o mundo. Cada ação pode representar algo para melhorar a vida de todos”, destacou.

Agrinho

A cerimônia de premiação do Agrinho 2017, reuniu 324 finalistas, entre estudantes e professores, além de autoridades municipais e estaduais, familiares dos premiados, representantes de Sindicatos Rurais (SRs), parceiros e demais públicos. Foram reconhecidos trabalhos realizados em quatro categorias – Desenho, Redação, Escola Agrinho e Agrinho Jovem. A premiação também foi dividida de acordo com as 12 regionais do Senar Goiás – Metropolitana, Centro Leste, Centro Norte, Norte, Médio Norte, Nordeste, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste, Extremo Sudoeste e Vale do Araguaia. Entre os prêmios distribuídos, de acordo com as categorias, tablets, aparelhos celulares, viagem, quantias em dinheiro e dois carros.

Assessoria de Comunicação Sistema Faeg Senar Goiás
Telefone:
(62) 3096-2113

sistemafaeg.com.br
twitter.com/ SistemaFaeg
facebook.com/ SistemaFaeg
instagram.com/ SistemaFaeg

Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem