Etanol: isolamento social preocupa produtores do setor

Imagem
A queda do consumo de combustíveis no mundo, devido às medidas de isolamento em diversos países em razão da pandemia, acende um sinal de alerta para o setor sucroenergético brasileiro, segundo o Coordenador Técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás, Alexandro Santos.
O coordenador lembra que o setor produz, além do etanol, açúcar, energia elétrica e outros produtos químicos. “Neste momento de baixo consumo, parte da produção processada vai para estoque, demandando capital para suportar as despesas com funcionários, insumos, fornecedores e parceiros”, disse.
Alexandro destaca que, com menor consumo e maior estoque, todo setor perde, pois, a safra programada para início do mês de abril, está lenta porque os tanques de armazenamento das usinas estão abarrotados. “Muitas unidades industriais protelaram a colheita por falta de lugar para armazenar, já que o estoque de dezembro de 2019 a março deste ano não foi consumido como o esperado em razão da pandemia e isolamento social”, pontua Santos.
Alexandro finaliza esclarecendo que para o produtor rural e fornecedor de cana de açúcar os reflexos podem comprometer investimentos e fluxo de caixa, promovendo retração nos investimentos também no campo. “Muitos produtores colocaram o pé no freio e alguns já pensam em nem promover tratos culturais básicos nos canaviais como a adubação por não saberem o que será no futuro e isso culminará em reflexos negativos para a próxima safra”, pondera Alexandro.
Outra preocupação é com a redução do preço da matéria-prima. Estudo da Federação nacional dos plantadores de cana-de-açúcar aponta redução de mais de 16% no valor da cana.
A Faeg trabalha em busca de soluções e meios para incentivar o consumo do etanol nos veículos do estado de Goiás a fim de evitar uma crise ainda maior no setor que, além da produção de energia limpa, é um segmento que emprega milhares de pessoas no estado. “São mais de 100 mil empregos diretos e outros 300 mil indiretos” numera Alexandro.
Comunicação Sistema Faeg Senar
Fonte: Ifag
Áreas de atuação

Veja também

CMN

CMN ajusta regra ambiental para crédito rural e adia exigências do Programa de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite

Senado

Notícias

Senado avança em projeto que amplia renegociação de dívidas rurais

Goiás

Goiás segue líder nacional na produção de girassol, mas condições climáticas devem impactar produtividade em 2026

Imagem