AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Evento na Faeg marca início de nova etapa do Rally da Pecuária

Imagem

Mauricio Velloso fredoxcarvalho 8Nayara Pereira

O Rally da Pecuária, maior expedição técnica privada do Brasil, que tem foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras do país, iniciou suas atividades em Goiânia, nesta quarta-feira (20), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Este ano, as cidades percorridas do estado goiano serão: Nova Crixas e São Miguel do Araguaia. No total, cerca de 60 mil quilômetros serão trilhados em 13 encontros, que discutirão temas ligados as tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária.

Representado o presidente da entidade, José Mário Schreiner, o presidente da Comissão de Pecuária de Corte, Maurício Velloso, apresentou aos participantes da 4° edição do rally, a importância do mapeamento do evento para os produtores goianos. “Essa iniciativa é extraordinária, principalmente por poder oferecer aos agropecuaristas, um diagnóstico bastante preciso sobre a realidade do setor”, enfatizou.

A expedição já percorreu os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e parte de Goiás. Em Minas Gerais, onde o Rally da Pecuária esteve antes de chegar a Goiás, técnicos verificaram que alguns produtores estão receosos com relação à tecnificação. No segundo maior Estado pecuário do país, ficando atrás de Mato Grosso, com 12% do rebanho nacional, pecuaristas relutam em melhorar suas propriedades por acreditarem que a pecuária será substituída pela agricultura na região visitada pela expedição, o Triângulo Mineiro. “É importante notar que esse receio por parte do produtor não está na descrença do benefício tecnológico, mas sim em relação ao futuro pecuário da região. Um dos produtores nos disse: de que adianta melhorar a pecuária se tudo vai virar agricultura?", relata Maurício Palma Nogueira, coordenador do projeto.

Nesta edição, as equipes visitarão ainda propriedades no Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre vistoriando, anotando pontos georreferenciados e fotografando pastagens para obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens relatado pelos pecuaristas. “Os estados visitados respondem por mais de 83% do rebanho bovino nacional e 90% da produção de carne”, explica Nogueira.Organizador do evento fredoxcarvalho 17

Objetivo

Principal levantamento técnico privado sobre as condições da bovinocultura no País, o Rally da Pecuária tem como objetivo realizar uma avaliação completa, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Ao todo, seis equipes técnicas avaliarão a quantidade de animais confinada em 2014, a intenção de confinamento para este ano, índices zootécnicos, a oferta de animais de reposição, gado para abate e as condições das pastagens, fazendo amostras e avaliações aleatórias de mais de 500 pastos diferentes.

Em encontros agendados com cerca de 120 pecuaristas, técnicos conduzirão entrevistas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

Rally da Pecuária

Realizado pela Agroconsult em parceria com a Faeg e a Sociedade Rural Brasileira, o levantamento técnico é patrocinado por Dow AgroSciences, Volkswagen, Fertilizantes Heringer, Phibro Animal Health, Banco do Brasil, com apoio da FIESP, AgroSatélite, AgroIpes, Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site (www.rallydapecuaria.com.br).

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícias

Senar Goiás oferece curso sobre fertilidade do solo e adubação

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Imagem