A 2ª edição da Exposição das Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária (ExpoPec) teve início oficialmente nesta quinta-feira (23), em Porangatu. Organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Sindicato Rural de Porangatu e Instituto para o Fortalecimento da Pecuária (Ifag), a exposição tem o objetivo de trazer aos pecuaristas, até o próximo domingo (26), as mais variadas novidades tecnológicas para o aperfeiçoamento do gado nas áreas de genética, mercado, comercialização, manejo e alimentação. A expectativa é receber mais de 20 mil pecuaristas no Parque Agropecuário Hilton Monteiro da Rocha.
“Agradeço a oportunidade de estar em Porangatu, neste segundo ano, porque a Expopec nasceu de um sonho. Afinal, a partir de novos investimentos neste setor foi que tivemos um avanço na pecuária nos últimos anos”, disse o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que realizou a abertura oficial do evento. Ele também explanou sobre o atual momento que o País atravessa dentro da pecuária de corte, declarando que agora é hora de lutar pelo setor. “Não podemos fugir deste debate. É por isso, que estamos aqui mais uma vez, porque o nosso setor não pode parar por conta das especulações que giram em torno da pecuária do Brasil, que hoje assume a liderança em exportação de carne. Apesar dos rumores que giram em torno da qualidade da nossa carne, se cada um fizer sua parte venceremos estes obstáculos”, declarou entusiasmado.
Como exemplo do grande sucesso da feira, José Mário falou sobre novas oportunidades dentro da Expopec, que no ano que vem além de abordar os mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros, terá também espaço dedicado a avicultura. “Teremos novidade para o ano que vem, porque trataremos mais uma cadeira da pecuária – a avicultura.”, comentou.
Oportunidades
O presidente do Sindicato Rural (SR) de Porangatu, Gustavo Dourado, destacou a importância do evento para o município, já que a feira oferece aprimoramento tecnológico a Porangatu e para demais cidades da região Norte. Além disso, ele enfatizou a oportunidade aberta para pequenos, médios e grandes produtores, fazendo com que o pecuarista atraia cada vez mais conhecimento, por meio de todas as ferramentas de mercado que hoje ele possui.
Outra oportunidade destacada pelo presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec) em Goiás, Alfredo Luiz Correia, é o investimento que a entidade disponibiliza ao setor. “Hoje somos o maior fundo financeiro do País. Tenho orgulho de dizer isso! É por isso, que o Fundepec é também a casa do produtor. O nosso objetivo é sempre oferecer mais visibilidade junto aos produtores e trabalhar com arrojados projetos em parceria com o governo do estado no melhoramento da qualidade sanitária de nossos rebanhos.”, sinalizou.
O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, que representou o governador de Goiás, Marconi Perillo, destacou o potencial agrícola do país. Segundo ele, atualmente, o Brasil produz o suficiente para alimentar mais um bilhão de pessoas. “Nosso setor produtivo só cresce. Isso é uma conquista nossa”, argumentou. Em prol do setor, ele sinalizou também sobre o avanço da pecuária goiana, que de acordo com Arthur, apenas cresce. “Nós conquistamos os mercados mais exigentes do mundo, então, vamos olhar para frente, discutindo sobre o setor, em feiras de grande abrangência como esta, a Expopec”, destacou.
Como prova da garantia e sucesso do setor, o diretor técnico do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Wanderson Portugal, reforçou a importância em ser parceira de eventos como a Expopec. “Agradeço a oportunidade de participar e ser parceiro desta grande feira. Somos parceiros efetivos de tudo aquilo que venha promover o desenvolvimento dos pequenos negócios em nosso país. A cada ano estamos trabalhando para que seja ofertada cada vez mais tecnologia, com o intuito de tornar o evento cada vez mais competitivo”, explanou.
Expopec 2017
O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.
Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
Texto: Juliana Barros
Fotos: Larissa Melo e Fredox Carvalho