Faeg apoia recuo da proposta que acaba com a isenção de PIS/Pasep e Cofins de soja

Imagem

Michelle Rabelo e Pedro Arantes

2014-04-04-sojaJuntamente com entidades representantes do setor, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) conseguiu o recuo na proposta do fim da isenção do PIS/Pasep e da Cofins nas operações de comercialização da soja e seus derivados. Além disso, a sugestão recebeu duras críticas da bancada ruralista na Câmara e também repercutiu entre os sojicultores. Segundo o texto, a taxação da soja será de 9,25% de PIS/Cofins sobre a comercialização do grão in natura dentro do país, além das exportações.

Para a Faeg, a taxa tem que incidir sobre toda a cadeia, ou seja, em todos os segmentos deste produto, evitando a interrupção do uso dos créditos, que é garantido por Lei. O grande problema é que a isenção ocorre no meio da cadeia produtiva, não abrangendo os setores que antecedem a produção da soja, como os insumos, as máquinas e os equipamentos de forma geral.

Sendo assim, os recolhimentos realizados nos elos anteriores à da isenção torna-se custos, evitando que os já isentos não possam aproveitar os créditos anteriores, o que é sinônimo de prejuízos.

Entenda o caso

Segundo a Faeg, a alteração proposta, no Art. 110 da MP. 627/2013, pelo relator deputado federal Eduardo Cunha, traria prejuízos na casa dos R$ 6,0 bilhões aos produtores de soja – números da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).

Estes valores correspondem aos recolhimentos, do PIS/Pasep e do Cofins, em um grande número de fatores de produção utilizados pelos sojicultores, e que são transferidos, como crédito para a operação seguinte, nas compras das indústrias e exportadores, que utilizam estes créditos em suas vendas.

O texto base da MP foi aprovado por 331 votos favoráveis. Recebeu 36 contrários e 3 abstenções. Desde 2011, as operações de venda da soja não sofrem incidência de cobrança do PIS e Cofins

Áreas de atuação

Veja também

Agro

Notícias

Agro contribui para conter aumento da inflação em junho

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Imagem