O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner, almoçou, nesta terça-feira (27) com deputados estaduais para agradecer o empenho dos parlamentares na apreciação dos projetos que dizem respeito ao setor rural. No total, 15 deputados estaduais participaram do almoço, realizado nas dependências da sede da Faeg, que contou ainda com a presença do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Vilela e o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio de Lima.
A votação do Código foi realizada no último dia 2 de julho e a aprovação se deu de forma quase unânime, com 37 votos favoráveis e um contrário.
Na abertura do almoço, José Mário agradeceu aos presentes em nome dos produtores goianos e ressaltou a recente aprovação do Código Florestal estadual. “Ando não só pelo Estado, mas pelo país dizendo que temos muito orgulho da nossa Frente Parlamentar do Agronegócio e dos nossos deputados. No ano passado tivemos uma decisão muito importante que foi a retirada da matéria sobre as taxas agropecuárias. Agora, tivemos o Código Florestal que debatemos por quatro anos”, completou.
Ele pontuou ainda a habilidade com a qual o deputado Fábio Sousa encaminhou as negociações. Houve mudanças no texto original, mas o acordo foi realizado, o que significa, para o presidente, um ganho para Goiás. “Sentimos que os deputados reconhecem que a agropecuária é o alicerce da economia goiana e isso nos alegra muito”, finalizou.
O secretário do Meio Ambiente, Leonardo Vilela relembrou que Goiás serviu de piloto para os testes com o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, ressaltou a importância do Código Florestal que garante segurança jurídica aos produtores. “Somente nestes últimos dias, revoguei mais de 40 portarias. Hoje, temos segurança jurídica e respaldo para muitas ações que estavam travadas como a Reserva Legal. Tanto os deputados, quando a Faeg e o governador foram muito pressionados, mas tiveram firmeza e aprovaram o Código”, pontuou.
Coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio, o deputado Valcenôr Braz (PTB) afirmou que a bancada tem um compromisso não só com o setor, mas com a sociedade goiana. “A luta precisa ser para que a produção no Estado cresça cada vez mais. Os Estados Unidos somente se tornaram potência depois de atingir 200 milhões de toneladas/ano. O Brasil irá fechar o ano com 180 milhões. Caminhamos a passos largos e o PIB positivo é um exemplo disso. Se a produção agropecuária não estivesse sempre crescendo, nosso PIB não seria tão positivo”, concluiu.
Estiveram presentes os deputados Álvaro Guimarães (PR), Ademir Menezes (PSD), Daniel Messac (PSDB), Fábio Sousa (PSDB), Francisco Gedda (PTN), Francisco Júnior (PSD), Gracilene Batista (PTB), Hélio de Sousa (DEM), Júlio da Retífica (PSDB), José de Lima (PDT), Marcos Martins (PSDB), Nédio Leite (PSDB), Sônia Chaves (PSDB) e Talles Barreto (PTB).