Michelle Rabelo
Mais do que discutir a proposta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para aumentar em quase quatro vezes o tamanho, em hectares, do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na região nordeste de Goiás, a intenção da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), nesta sexta-feira (2), é debater os impactos sociais que podem ocorrer com a aceitação dessa mudança. A discussão acontecerá durante a 6ª edição do Sistema Faeg Senar Interage, que será transmitido ao vivo por meio de webconferência.
A mesa de debate será composta pela consultora técnica da Faeg, para área de meio ambiente, Jordana Sara, e pelo assessor jurídico da entidade, Augusto César Andrade. Os dois participaram das três consultas públicas, que aconteceram entre os dias 16 e 18 deste mês, realizadas pelo ICBio nos municípios de Nova Roma, Cavalcante e Alto Paraíso.
Segundo Jordana Sara, uma das preocupações que deveriam reger a proposta de ampliação é a questão social, referente “as centenas de moradores da região, que vivem de suas terras a mais 150 anos e não sabem fazer outra coisa que não cultivar e produzir seus alimentos, trazendo a renda de suas famílias e o sustento de toda aquela região”.
Temas como pré-requisitos para a ampliação da Unidade de Conservação (UCs), fiscalização do uso do solo e destino final das pessoas que moram nas áreas afetadas também serão abordados durante o evento.
História
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e, com 625 mil hectares de área protegida, ainda era chamado de Parque Nacional do Tocantins. A partir daí sofreu várias reduções e hoje sua área é de 65.514 hectares. Agora, o ICMBio quer ampliar esse tamanho, passando 235 mil hectares. A consultora da Faeg também faz questão de alertar o histórico da região com a comunidade. “Hoje essa região é vista como interessante para preservação é porque essa comunidade, a centenas de anos, vem cuidando e preservando toda essa riqueza natural do local”.
Interage
Além disso, outros técnicos da entidade, discutirão sobre os mercados da soja, do milho, do boi gordo, das aves e suínos. Quem acompanhar, em tempo real, o novo canal de contato entre Federação, Senar Goiás e produtores rurais, estudantes, profissionais da área e toda a sociedade, poderá participar via chat. As perguntas poderão ainda ser enviadas antecipadamente. Participe! Esperamos vocês para interagir: http://bit.ly/1hIJ6nc
Serviço:
Sistema Faeg Senar Interage
Data: 02/10/2015
Horário: 10h
Local: Sede da Faeg