Preservação: Faeg e Senar Goiás cuidando do meio ambiente

Presidente entregou mudas para serem plantas em Orizona e Goiânia. Foto Fredox CarvalhoNayara Pereira e Murillo Soares

No próximo domingo (5), é dia de vestir a camisa do verde e ampliar a consciência ecológica. Nesta data, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), vestiram a camisa em prol da preservação ambiental. Para celebrar o dia, as entidades mostraram nesta sexta-feira (3), na seda da entidade, os programas que vestem a camisa do verde o ano todo, mostrando que não é apenas no quinto dia de junho que deve-se pensar nos cuidados sustentáveis com o meio ambiente.

De acordo com presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, o setor produtivo também olha para a preservação ambiental como um todo. “Nós nos preocupamos com a pauta da sustentabilidade e temos programas que incentivam as pessoas a também terem essa consciência diariamente”, disse. Além de destacar os programas que fazem parte das ações ambientais em Goiás, como: Proteção de Nascentes, ABC Cerrado, Agrinho e Carbono Zero.

Schreiner também ressaltou que proteger a natureza não é só cuidar por um dia, mas sim preservar cada lugar por onde estiver e a todo momento. “Na luta para salvar o planeta, todos podem participar. Nunca é cedo nem tarde demais para fazer sua parte. E isso já começa desde criança, nas escolas incentivado a preservação. Por isso o Agrinho é tão importante”, destacou.

Ações de preservaçãoEntidades lembraram a população de que meio ambiente é pauta diária. Foto Fredox Carvalho

Um desses projetos, o Carbono Zero, faz um cálculo de quantas árvores são necessárias para neutralizar o CO2 produzido de empresas ou propriedades. Os técnicos fizeram a matemática do Sistema Faeg/Senar e chegou-se ao total de, aproximadamente 800 árvores. Essas mudas foram entregues, de forma simbólica, aos representantes do Sindicato Rural (SR) de Orizona, que as plantarão no município, com a ajuda da Cooperativa Cresol, cujos associados fazem um trabalho de recuperação áreas degradadas.

Uma parte das plantas também foram entregues à Casa Bom Samaritano, uma entidade filantrópica que cuida de dependentes, não apenas químicos, mas de atenção e mantimentos. Além disso, mudas serão doadas para os interessados que estiverem presentes.

Áreas de atuação

Veja também

Produtores

Notícias

Produtores deverão fazer atualização do cadastro de outorga

Mercado

Mercado da carne deve entrar em 2026 com oferta ajustada e preços estáveis

Faeg

Faeg reage ao avanço das importações de leite e busca medidas urgentes

Imagem