Nayara Pereira
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) aderiram ao movimento Novembro Azul, nesta terça-feira (3), com uma palestra sobre a prevenção contra o câncer de próstata, ministrada pelo professor Amador Carlos dos Santos, aos colaboradores da entidade. A iniciativa, chama atenção para a realidade do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce com campanhas de conscientização realizada durante todo o mês.
Segundo Amador, o mês de novembro serve para lembrar os homens em especial, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Estamos em um mês voltado totalmente para a saúde do homem. Por isso é fundamental as instituições e entidades voltarem os olhares para ações que mobilizem seus funcionários ou colaboradores sobre o cuidado com a saúde masculina”, destacou o palestrante.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a alta incidência da doença no Brasil mostra que as ações preventivas e o acesso à informação são de extrema relevância. Anualmente, há aproximadamente 70 mil novos casos de câncer de próstata no País. Um novo caso é registrado a cada 7 minutos, causando a morte de quase 14 mil brasileiros por causa desta doença.
Saúde do homem
Ainda de olho na saúde masculina, principalmente o homem da zona rural, a Faeg e o Senar Goiás, levam, no dia 14 deste mês, ao município de Ouvidor, o programa Saúde do Homem. A iniciativa leva orientações e realização de exames as comunidades por meio do exame preventivo de câncer de próstata (PSA), realizado com amostras de sangue.
De acordo com a assessora técnica do Senar Goiás, Letícia Tiago Campos, o programa já faz parte das ações da entidade realizados durante o programa Faeg/Senar em Ação, onde leva aos municípios os exames preventivos contra o câncer de próstata. “Nosso objetivo é alertar e principalmente possibilitar que as pessoas façam o exame preventivo durante a ida do programa na cidade”.