Juliana Barros
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), iniciaram nesta terça-feira (29), no Papillon Hotel, o Encontro de Empreendedores Sindicais – Novos Dirigentes 2016. O evento que segue até a próxima quarta-feira (30), visa capacitar novos presidentes, que assumiram as cadeiras no segundo semestre de 2016, para prestarem melhores serviços e disponibilizarem maior apoio ao homem do campo. Para isso, a Faeg e o Senar Goiás habilitam seus parceiros, assim como fazem com milhares de produtores rurais, por meio de cursos, ações e programas especiais.
De acordo com o coordenador do evento e gerente Sindical da Faeg, Vitor Hugo Evangelista, o objetivo do encontro é desenvolver a visão dos novos dirigentes em torno do trabalho realizado pela Federação e o Senar Goiás. “O evento irá abordar o desempenho dos presidentes dos Sindicatos, como líderes do setor produtivo rural nos seus municípios”, elucida.
Na ocasião, o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, que realizou a abertura oficial do evento, destacou a importância do setor agropecuário, propondo às novas lideranças apoio e novas ferramentas para o processo de amadurecimento do setor. “Precisamos nivelar a troca de informações, construir parcerias, porque temos a missão de desenvolver o empreendedorismo rural”, destacou entusiasmado.
Ele ressaltou também a importância da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás). “Tenho orgulho, onde vou, em qualquer lugar, a parceria com o Sebrae, porque assim podemos abranger muito mais ações”, pontua o presidente.
Novos dirigentes
Domingos Lacerda, presidente do Sindicato Rural (SR) de Trindade, acredita que a reunião abrirá novos horizontes aos recém-gestores dos sindicatos. “Somos uma entidade representativa de classe e por tradição não somos unidos. Com certeza, encontros como estes, apenas fortalece o setor, promovendo maior agilidade para nos aglutinarmos e tornarmos uma classe produtiva. A Faeg nos dá várias oportunidades, nos oferece razões para direcionar e administrar os sindicatos dos nossos municípios”, diz.
O presidente do SR de Rio Verde, Luciano Guimarães, que pela terceira vez participa do encontro, acredita que o evento proporcionará novos conhecimentos aos gestores. “Conseguiremos nos aproximar das bases da Federação. É importante participar de encontros como estes, porque quanto mais as bases forem unidas, mais integração conquistamos junto à Federação”, pontua.
Lideranças do setor
O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, explica que dentre os pilares que o sistema sindical desempenha, o que diferencia dos demais é a atividade política e institucional. Como exemplo, ele cita o trabalho desempenhado pela Faeg e o Senar Goiás, em parceria com o Sebrae. “O trabalho realizado por essas instituições, sobretudo, o Programa Empreendedor Sindical (PER), que segue um plano de ações, uma agenda para cumprir, como a capacitação via Senar, gestão e a relação com a sociedade, é de extrema importância. Nós, que estamos no governo, visualizamos essa movimentação e enxergamos a grandiosidade desses trabalhos”, sinaliza Arthur.
De acordo com o diretor da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Antelmo Teixeira Alves, o encontro fortalece o sistema de representação e a entidade. “A Federação e o Senar Goiás sempre buscam dar a compreensão de como é o funcionamento dessas entidades. Muitas vezes os novos dirigentes chegam sem informação, por isso, o encontro mostra como que os dirigentes devem conduzir uma gestão, como é conduzir a diretoria de um sindicato”, esclarece.