AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg e Sindicatos Rurais debatem soluções sobre o Funrural

img 20170404 wa0019O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, diretores da entidade e representantes de 40 Sindicatos Rurais (SRs) goianos estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 4, na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), para deliberar estratégias em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar constitucional a cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Após discussões e sugestões de encaminhamentos, os representantes dos Sindicatos Rurais se comprometeram a redigir e enviar ofício à Faeg, dando apoio e respaldo para que a entidade possa representá-los em relação às medidas que serão tomadas sobre o Funrural.

Segundo o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, a decisão do STF compromete o produtor rural, que terá de arcar com um passivo grande, trazendo prejuízos para a atividade. Por isso, reforça José Mário, o momento é de união. “Precisamos resolver o problema e buscar estratégias que solucionem a vida do produtor, evitando assim impactos nos negócios rurais”, enfatiza. Ele acrescenta que, além de união, é preciso manter o equilíbrio em situações como essas. “Temos de olhar o todo. Alguém pode até dizer que tal decisão talvez não seja ruim para determinada cultura, mas é necessário ver o todo. Temos de trabalhar para fortalecer o produtor rural, o Sindicato, a Federação e mostrar que somos fortes”, ressalta.

Pontos levantados

Mais de 60 Sindicatos Rurais estiveram reunidos na terça-feira (5) em Rio Verde e Nova Crixás para discutirem o Funrural. Na ocasião, a Faeg acolheu sugestões e encaminhamentos de lideranças dos Sindicatos Rurais, associações e cooperativas presentes para deliberarem estratégias em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar constitucional a cobrança do Funrural. Houve um manifesto de apoio ao posicionamento da Faeg pelo fim da cobrança do imposto e a busca de alternativas para reverter a decisão do STF que causará enormes prejuízos ao produtor rural.

Os Sindicatos Rurais também se manifestarão por meio de notas e ofícios em uma grande mobilização para solucionar esta situação. Foram apresentadas também as seguintes sugestões: que o Funrural não seja cobrado retroativamente; que em função da grande diversidade das atividades que envolvem as diferentes cadeias produtivas sugerem que o produtor possa escolher pela forma de pagamento desta contribuição previdenciária, em folha ou pela comercialização; manifestaram também o descontentamento com o posicionamento da CNA, contrário aos interesses do setor produtivo.

Áreas de atuação

Veja também

Oportunidade

Notícia

Oportunidade para ser conselheiro da Faeg no CAT

Pimenta-do-reino:

Notícia

Pimenta-do-reino: casal de produtores de Cocalzinho de Goiás investe no cultivo com ATeG do Senar

Cal

Você Sabia?

Cal pode usada como protetor solar de plantas

Imagem