Faeg e Sindicatos Rurais debatem soluções sobre o Funrural

img 20170404 wa0019O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, diretores da entidade e representantes de 40 Sindicatos Rurais (SRs) goianos estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 4, na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), para deliberar estratégias em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar constitucional a cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Após discussões e sugestões de encaminhamentos, os representantes dos Sindicatos Rurais se comprometeram a redigir e enviar ofício à Faeg, dando apoio e respaldo para que a entidade possa representá-los em relação às medidas que serão tomadas sobre o Funrural.

Segundo o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, a decisão do STF compromete o produtor rural, que terá de arcar com um passivo grande, trazendo prejuízos para a atividade. Por isso, reforça José Mário, o momento é de união. “Precisamos resolver o problema e buscar estratégias que solucionem a vida do produtor, evitando assim impactos nos negócios rurais”, enfatiza. Ele acrescenta que, além de união, é preciso manter o equilíbrio em situações como essas. “Temos de olhar o todo. Alguém pode até dizer que tal decisão talvez não seja ruim para determinada cultura, mas é necessário ver o todo. Temos de trabalhar para fortalecer o produtor rural, o Sindicato, a Federação e mostrar que somos fortes”, ressalta.

Pontos levantados

Mais de 60 Sindicatos Rurais estiveram reunidos na terça-feira (5) em Rio Verde e Nova Crixás para discutirem o Funrural. Na ocasião, a Faeg acolheu sugestões e encaminhamentos de lideranças dos Sindicatos Rurais, associações e cooperativas presentes para deliberarem estratégias em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar constitucional a cobrança do Funrural. Houve um manifesto de apoio ao posicionamento da Faeg pelo fim da cobrança do imposto e a busca de alternativas para reverter a decisão do STF que causará enormes prejuízos ao produtor rural.

Os Sindicatos Rurais também se manifestarão por meio de notas e ofícios em uma grande mobilização para solucionar esta situação. Foram apresentadas também as seguintes sugestões: que o Funrural não seja cobrado retroativamente; que em função da grande diversidade das atividades que envolvem as diferentes cadeias produtivas sugerem que o produtor possa escolher pela forma de pagamento desta contribuição previdenciária, em folha ou pela comercialização; manifestaram também o descontentamento com o posicionamento da CNA, contrário aos interesses do setor produtivo.

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem