Gilmara Roberto
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realizou a doação de 4,5 toneladas de sementes e adubos a cerca de 300 famílias de Valparaíso. O objetivo da entrega do material é fortalecer a agricultura familiar no município, beneficiando produtores assistidos pela Empresa de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em parceria com a Prefeitura de Valparaíso. Na ocasião, também foram entregues certificados de capacitação de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Foram entregues 500 quilos de milho e 1,5 tonelada de feijão preparados para o plantio, além de 2,5 toneladas de adubo. O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, realizou a entrega simbólica dos produtos e certificados. Para ele, os benefícios são uma forma de incentivar e fortalecer a produção rural familiar no município. “Muitas vezes, as pessoas tem vontade de produzir, mas não tem conhecimento e condições para conduzir a produção rural com segurança e eficiência. Por isso, é fundamental oferecer condições para que os produtores cresçam, gerem riqueza e, principalmente, mais qualidade de vida no campo”, avaliou Schreiner.
Professora Lucimar Conceição, prefeita de Valpaíso, comentou que no início de sua gestão foi desacreditada quando apresentou interesse em fortalecer a agricultura familiar no município. A prefeita declarou que os produtores eram marginalizados e que, atualmente, sua produção já é fundamental para o abastecimento de alimentos para o município. “Hoje, tudo que é produzido nas propriedades do município é vendido e consumido em Valparaíso. Com as parcerias que firmamos, agora já temos condições de mudar a vida das pessoas”, declarou Lucimar.
Um dos produtores beneficiados com a doação, João Ricardo da Costa Silva comentou que os produtos não só incentivam a produção como motivam as famílias a continuar a viver no campo. “Estamos no momento de mostrar para as outras pessoas que realmente existem produtores rurais em Valparaíso. A doação nos incentiva não só pelo produto, mas por seu valor simbólico”, declarou o produtor. João Ricardo produz hortaliças e deve iniciar o cultivo de maracujá e ampliar a produtividade de suas terras, com a doação e assistência técnica oferecidas pela parceria entre Faeg, Emater e prefeitura.
Certificação
Raimundo Moraes Mendes foi um dos produtores que receberam o certificado do curso de doma racional de equídeos durante o evento. Para o produtor, que já possuía e trabalhava com cavalos, o treinamento foi uma oportunidade de complementar sua prática. “A gente trabalhava com equídeo achando que já era profissional. O curso nos mostrou que a gente não sabia tudo o que é preciso saber e nos trouxe o conhecimento que faltava”, informou Mendes.
Também participaram da entrega de sementes, insumos e certificados o superintendente da Faeg, Claudinei Rigonatto, o gerente sindical da Federação, Antelmo Teixeira Alves, o supervisor regional do Senar Goiás, Dirceu Borges, o secretário de Meio Ambiente de Valparaíso, Emanel Aires, entre outras autoridades.