Douglas Freitas
Resultado da parceria entre Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e Prefeitura de Aparecida de Goiânia, será lançado às 9 horas desta sexta-feira (10) o Programa Nacional de Proteção de Nascentes. Na ocasião, o presidente da Federação, José Mário Schreiner, e o prefeito, Maguito Vilela, irão selar oficialmente a parceria dando início ao programa na região do Jardim Helvécia, em Aparecida de Goiânia, onde está localizada umas das nascentes do córrego Tamanduá. O Programa Nacional de Proteção de Nascentes é fruto de uma ação conjunta entre o Senar Central e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Por meio desta e de outras ações, a parceria mostra a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade brasileira. O chefe do Departamento Técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique, informa que o programa é composto por 5 etapas: identificação da nascente, cercar o local, limpeza da área, controle da erosão e replantio de espécies nativas. O evento desta sexta-feira (11) integra o processo de sensibilização do programa e faz parte das celebrações do Dia Mundial da Água. A meta nacional é proteger mil nascentes até o final do ano. Em Goiás, o objetivo é recuperar cerca de 200 nascentes.
“Em Aparecida de Goiânia, há 10 nascentes que necessitam de proteção e o programa torna-se uma ferramenta extremamente útil para que a identificação dos problemas, execução das atividades e acompanhamento contínuo sejam bem executados”, considera Flávio Henrique, que ressalta, ainda, a importância do envolvimento de todos nas atividades do programa. “O grande objetivo do lançamento é, também, incentivar os parceiros locais, como os Sindicatos Rurais, a buscarem parcerias e o envolvimento da comunidade como um todo, para que haja disseminação da mesma forma que será realizada amanhã”, diz.
Conservação como ferramenta
Segundo o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, a intenção é mostrar à sociedade que a conservação das nascentes é possível. “Esse programa possibilitará a interação com todos os envolvidos no agronegócio e na agropecuária. A proteção de nascentes pode garantir o abastecimento de água no campo e na cidade”, ressalta Schreiner. Já Flávio Henrique acrescenta que esse tipo de ação é fundamental não só para o cumprimento de uma legislação ambiental, mas principalmente para mostrar que os produtores rurais, juntamente com as instituições representativas, são protagonistas na proteção do meio ambiente, já que são os maiores interessados em proteger e preservar o meio ambiente, pois dele dependem para viver e para manter a sobrevivência do próprio negócio.
Destacando a importância dos cinco passos a serem desenvolvidos pelo programa, o chefe do departamento técnico do Senar Goiás informa: “quando se identifica uma nascente e já se constrói a cerca, evita-se, assim, que hajam fatores que prejudiquem o local, como trânsito de animais, por exemplo. Ao realizar a limpeza, já se fomenta uma força maior para que a própria natureza se reestabeleça sozinha. O plantio das mudas passa a ser encarado como reforço para que o ambiente se recomponha. Dessa forma, a nascente poderá aumentar os cursos d’água não somente com quantidade, mas também com qualidade”, finaliza.
Parceria
A parceria entre a Faeg e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia surgiu com o objetivo de promover o setor rural e urbano do município. Durante reunião realizada em agosto, colocou-se em pauta programas e projetos desenvolvidos pela Faeg e pelo Senar Goiás que serão implantados no município ainda em 2015. Dentre eles, o prefeito Maguito Vilela, destacou que Agricultura Urbana, Piscicultura e Proteção de Nascentes são projetos que correspondem aos anseios do município.
Na visão de José Mário Schreiner, que também é presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, a parceria fortalece a região e contribui com o potencial do setor e das ações desenvolvidas pela entidade. “Temos um município de grande potencial e nada melhor que desenvolver parcerias que promovem o agronegócio e a agropecuária da região”, destacou.
*Para saber mais informações e como se inscrever acesse: Regulamento Proteção de Nascentes