Faeg participa de cooperação entre Fudepec e Agrodefesa

Imagem

fundepec 1Leydiane Alves, da Agrodefesa e Gecom Faeg

Com o intuito de ressaltar a importância da sanidade animal, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner participou, na manhã desta terça-feira (28), da solenidade de cooperação entre o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec) e o governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).


O encontro foi realizado na sede do Fundepec e, na ocasião, foi assinado um termo de cooperação técnica e financeira entre o Fundepec, Agrodefesa e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). O convênio visa estabelecer o apoio financeiro à Agrodefesa no exercício de suas ações de prevenção, precaução e combate às doenças dos animais de notificação compulsória.

Para José Mário Schreiner, a parceria entre público e privado é importante, principalmente quando o assunto é defesa agropecuária. Ele ressalta que a conscientização do produtor e a atuação dos órgãos são fundamentais para a garantia do crescimento do setor em Goiás e no país. “Temos trabalhado, por exemplo, com a aftosa e também com o mormo nos equídeos. Estreitando laços somos mais fortes. Todos nós temos os mesmos objetivos, garantir a saúde dos nossos rebanhos e continuar alavancando a economia goiana”, finalizou.

Segundo o vice-governador e titular da SED, José Eliton, é preciso “casar” as experiências dos setores públicos e privados para o Estado atingir o objetivo principal, que é o desenvolvimento econômico. “A Agrodefesa e o Fundepec têm tido uma parceria de longa data, e queremos ampliar ainda mais essa relação que resulta na segurança para o produtor”, finalizou o vice-governador.

Para o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, a assinatura do termo de cooperação fortalece ainda mais as ações emergenciais no controle de doenças. Arthur acrescenta que o convênio também dá suporte no aspecto de fiscalização do trânsito de animais. “Com isso, poderemos ampliar nossas unidades volantes, para assegurar um trânsito seguro, além de investirmos na educação sanitária e na capacitação do nosso quadro de profissionais”, explica o presidente.

Arthur disse também que a Agrodefesa trabalhará no intuito de conscientizar os produtores da importância da adesão ao Fundepec. “O fundo traz tranquilidade no ponto de vista político e comercial”, falou Arthur. Para ele, um recurso criado por entidades representativas do agronegócio, que visam a proteção do rebanho goiano, é uma valorização fantástica. “Com o Fundepec vamos buscar a qualidade da carne de Goiás, que é o desejo de todo consumidor”, acrescentou o presidente da Agrodefesa.

Para o presidente do Fundepec, Alfredo Luiz Correia, é uma honra firmar mais uma vez essa parceria com a Agrodefesa. “Estamos satisfeitos em dar esse passo mais um ano. Defendemos a política de que essa casa foi feita para o produtor rural e assim que queremos trabalhar”, disse. José Magno Pato, um dos conselheiros do Fundepec, também reiterou a importância da assinatura do termo. “Ficamos felizes com esse convênio, pois a Agrodefesa tem realizado um trabalho exemplar em todo o Estado”, disse.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da Associação Goiana de Avicultura (AGA), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite).

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem