Em Brasília, Faeg participa de debate sobre seguro agrícola

Presidente da Faeg mediou diálogo sobre seguro agrícola. Foto Fredox CarvalhoNayara Pereira, de Brasília

Nesta quinta-feira (15), representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), participaram de um diálogo sobre seguro agrícola, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Mediada pelo presidente da Federação, José Mário Schreiner, o debate apresentou o modelo americano de seguro rural e as possibilidades de um novo formato para o seguro brasileiro. O evento, faz parte do diálogo promovido pela CNA com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

De acordo com Schreiner, o seguro agrícola no Brasil precisa avançar, mas é preciso buscar alternativas através de um modelo considerado referência no mundo, como o dos Estados Unidos. “Precisamos evoluir, avançar e apresentar um seguro acessível, compatível e bem-sucedido para nossos produtores rurais e para a potencialização do agronegócio”. Para ele, o diálogo é o principal caminho. “Hoje estabelecemos parcerias e saímos com novas propostas a serem implantadas, tudo por meio de um bom debate”, ressaltou.Representante da USDA apresntou parte do seguro agícola americano. Foto Fredox Carvalho

O representante da USDA, Thomas Worth, apresentou aos presentes no diálogo, o modelo americano de seguro agrícola, além de destacar pontos considerados importantes para o desempenho do seguro no país. “São medidas que a cada ano são planejadas e ampliadas, mas é através do equilíbrio fiscal, de políticas adequadas aos contribuintes, do aumento eficiente do seguro por meio de tecnologias e estudos que conseguimos equilibrar a flexibilização do produtor rural americano”.

Pedro Arantes destacou modelo de seguro de renda como alternativa. Foto Fredox CarvalhoUma das opções mais discutidas e que para a maioria seria uma das alternativas a serem implantados no Brasil, refere ao seguro de renda, que estabiliza a renda do produtor, gerando a combinação de cobertura de preço e produtividade. “Hoje cerca de 70% do seguro dos Estados Unidos gira em torno do seguro de renda, e, esse é o modelo que precisamos. E como tê-lo? Operacionalizando nosso seguro”, destacou o consultor técnico do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Pedro Arantes, que também esteve presente no diálogo.

Presenças

Também estiveram presentes no diálogo entre Brasil e Estados Unidos promovida pela CNA, o vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz; o gerente de assuntos técnicos e econômicos da Faeg, Edson Novaes e o consultor técnico do Senar Goiás, Cristiano Palavro.Vice presidnete da Faeg esteve presente no diálogo. Foto Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Senar

Senar Goiás está com processo seletivo para cursos técnicos gratuitos até 23/06

Imagem