Faeg participa de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar

Imagem

img 1241O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner representou nesta quarta-feira (31), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. O plano vai disponibilizar R$ 30 bilhões para a próxima safra com juros de 2,5% a 5,5% e pela primeira vez será plurianual, com ações até 2020.

Estão previstas medidas voltadas para assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária e a manutenção de instrumentos como o Seguro da Agricultura familiar (SEAF), Garantia-Safra e o Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF). Para o SEAF ficou mantida a cobertura de até 80% da receita bruta esperada para a lavoura.

Ao avaliar o conjunto de medidas, Schreiner que também é vice-presidente da CNA, afirmou que os programas precisam chegar de fato aos produtores rurais. “O maior desafio é conseguir atingir todos os produtores. Muitas vezes o produtor esbarra no embaraço bancário, na burocracia e os recursos ficam no meio do caminho. Precisamos ver a aplicabilidade disso tudo”, disse.

Schreiner, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, defendeu mais investimentos em seguro rural e outros instrumentos de política agrícola para beneficiar os agricultores familiares.

O plano prevê 10 eixos de atuação no período 2017/2020: crédito rural; crédito fundiário; titulação de terras; regulamentação da lei da agricultura familiar; agroecologia; modernização produtiva; comercialização; assistência técnica e extensão rural; agricultura urbana e periurbana e ações integradas no Semiárido.

O evento teve a presença do presidente da República, Michel Temer, de ministros de Estado, de parlamentares e de lideranças do setor produtivo.

Texto: Assessoria de Comunicação da CNA

Fotos: Tony Oliveira

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem