Faeg participou da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Imagem

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) esteve presente na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, entre os dias 24 e 27 de outubro.

Houve discussões e votações das propostas que estão no texto final do evento e que vão ajudar na elaboração e implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Na cerimônia de encerramento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu o documento final, com propostas elaboradas e votadas pelos 1.340 delegados e 450 convidados de 27 Estados.

Ao todo, 60 sugestões estão na versão final, que vai subsidiar o Governo Federal nas ações necessárias para a aplicação Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Coordenador geral da Conferência, Geraldo Abreu destaca que o sucesso do encontro se deve ao resultado positivo dos estados. “Foi isto que consolidou esta como a maior das conferências de meio ambiente já realizada no País”, afirma. Para o coordenador, a maior inovação deste encontro foi a abordagem da PNRS, de forma que a sociedade tenha a chance de reverter este “quadro dramático do Brasil”. Geraldo diz ainda que a Conferência é apenas o começo de um longo processo que ainda deve avançar. “Precisamos dar outros passos para efetivar as propostas que aprovamos aqui”, indica.

O texto final priorizou 15 ações em cada eixo temático: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental. Entre todos os eixos, a proposta mais votada foi sobre geração de trabalho, emprego e renda. Com 562 votos, a ação propõe “garantir recursos financeiros para que os municípios e Distrito Federal tenham condição para que as cooperativas/ associações de catadores de materiais recicláveis executem o trabalho de coleta seletiva, triagem e educação ambiental nas regiões de sua localização, com a devida remuneração pelo Poder Público, disponibilizando espaços físicos para as suas instalações e ecopontos.”

Goiás

Para a assessora técnica de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Jordana Sara, a Conferência priorizou propostas com incentivo fiscais aos segmentos do setor industrial e para a reciclagem e coleta seletiva.

Em Goiás, foram realizadas 64 conferências municipais e onze regionais, além de cinco conferências livres. Juntas, elas apresentaram 1393 propostas que foram discutidas na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada em Goiânia nos dias 13 e 14 de setembro deste ano. Da etapa estadual saíram 15 propostas de cada eixo temático, que compõem o conjunto de proposições a serem discutidas na Conferência Nacional. Também foram eleitos os delegados goianos que vão apresentar e defender as propostas escolhidas em Goiás.

Com informações da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem