A atualização de informações é de extrema importância, principalmente para aqueles que trabalham na ponta, como os produtores rurais. Pensando nisso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) realizam entre os dias 4 e 5 de maio, em Goiânia, o treinamento de ‘Atualização Sindical’, para colaboradores dos sindicatos rurais de municípios goianos. Com carga horária de 16 horas, o curso aborda o sistema sindical rural no Brasil e em Goiás, apresentando as obrigações legais do sindicato, suas devidas contribuições social e enquadramento, prestação de serviço, atuação regional e atendimento ao produtor rural e familiar.
Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, o fortalecimento de parceiras com os sindicatos é fundamental para manter as ações desenvolvidas nos municípios, por isso, a atualização tem como objetivo capacitar e apresentar ferramentas importantes para colaboradores que trabalham nos sindicatos. “É um alinhamento estratégico para que todos os sindicatos rurais estejam em sintonia com a Faeg, o Senar e a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA)b, no mesmo discurso de atuação, em defesa do produtor rural”, ressalta.
Segundo o gerente sindical, Vitor Hugo Evangelista, este é o quarto encontro de dirigentes sindicais. “Nós percebemos a necessidade de oferecer um treinamento sobre o sistema sindical, voltado tanto aos colaboradores de sindicatos que estão chegando quanto aos que já atuam, já que estão na linha de frente, atendendo os produtores”, observa.
Importância
Humberto Ferreira Leite, do sindicato Rural (SR) de São Francisco, foi contratado há um mês. Ele conta que veio a Goiânia em busca de conhecimento. “Acho importante a qualificação, porque ela oferece as informações necessárias, esclarecendo minhas dúvidas”, diz.
Cintia Lázaro Mariano, do Sindicato Rural (SR) de Vicentinópolis, trabalha na instituição há três anos, mas nem por isso abriu mão do curso de atualização sindical. “Quanto mais informação melhor. Isso melhora o atendimento que podemos oferecer ao produtor, tanto ao grande como para o pequeno produtor. Assim podemos sanar todos as dúvidas, dede os cursos até mudanças em legislação”, conclui.
Texto: Francis Telles
Foto: Larissa Melo