Faeg realiza 1ª reunião da Comissão de Equideocultura

Imagem

Gilmara Roberto

Reuniao comissao equideocultura 06junho2014 FredoxCarvalho-8

Na tarde de sexta-feira (6/6), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realizou a primeira reunião da Comissão de Equideocultura, criada recentemente pela instituição. Na ocasião, representantes de sindicatos rurais e de várias associações de criadores e haras do Estado que compõem a comissão discutiram os principais desafios do setor.

“A comissão servirá para que possamos levantar as principais demandas de criadores e proprietários de equídeos e muares e discutir soluções para os problemas enfrentados pelo setor”, comentou a consultora técnica da Faeg, Christiane Rossi.

Entre as principais demandas levantadas esteve a preocupação em realizar diagnóstico da cadeia produtiva de equideocultura em Goiás. Atualmente, o setor movimenta cerca de R$ 8,5 bilhões anuais no Brasil e emprega mais de três milhões de pessoas, direta e indiretamente, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Com um levantamento preciso, criadores e proprietários de animais acreditam que poderão ser desenvolvidas atividades em atendimento às necessidades desse importante segmento, em parceira com entidades representativas, instituições de pesquisa e o poder público, entre outros.

A reunião contou com a presença do médico veterinário Danilo Pires de Oliveira e Castro, que representou a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e apresentou o Programa Estadual de Sanidade de Equídeos. A maioria das reivindicações feitas pelo setor exige ação conjunta com a instituição. “Buscaremos, em parceria com a Agrodefesa, realizar uma campanha para que os produtores e proprietários realizem o cadastro junto à Agência, de forma a obtermos estatísticas que sirvam de subsídios às ações, principalmente de ordem sanitária, bem como para a evolução da emissão de Guias de Trânsito Animal, de forma on-line, via CNA Card", destacou o presidente da comissão Hélio Fábio do Nascimento Guerra,

Entre as reivindicações estiveram ainda a disponibilização de novos laboratórios para realização de exames nos animais; capacitação e cadastramento de um número maior de médicos veterinários; e capacitação de técnicos da Agrodefesa para atendimento aos produtores. Os membros solicitaram ainda a adoção de um passaporte animal que desobrigue, aos animais que transitam por motivo de esporte, a emissão de documentos fiscais.

A comissão

O objetivo da Comissão de Equideocultura é trazer à Faeg as demandas do setor para que a Federação possa atuar em defesa de criadores e proprietários de equídeos e muares. Os membros da comissão devem, em contrapartida, multiplicar conhecimento e informação sobre as atividades em que a Faeg e a comissão estejam engajadas em seus municípios.

Reuniao comissao equideocultura 06junho2014 FredoxCarvalho-6

A comissão é presidida pelo produtor e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás Hélio Fábio do Nascimento Guerra. Marco Aurélio Duarte é o primeiro vice-presidente e representa o Núcleo de Criadores de Mangalarga Marchador. O segundo vice-presidente, Leandro Rocha Lemos, é presidente do Sindicato Rural de Campinorte.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem