AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg se reúne com Agrodefesa para avaliar safra 2014/15

Imagem

tecnoshow 1dia rioverde 13 04 2015 fredoxcarvalho 236Michelle Rabelo, de Rio Verde
Visando analisar a safra 2014/15 e debater importantes temas de interesse do setor produtivo de grãos do estado, a Comissão de Grãos, Fibras e Oleaginosas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) se reuniu com produtores e outras entidades durante a 14ª Technoshow Comigo, que foi realizada, na última semana, no município de Rio Verde. O coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSD), e o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, também estiveram presentes, e junto aos produtores debateram diversos temas que vêm preocupando os agricultores goianos, como a liberação de crédito para a próxima safra, o atual modelo de seguro rural e a defesa vegetal em Goiás, entre outros.

Filho de produtores rurais, Lissauer Vieira falou sobre a intenção de apresentar um projeto de Lei que reduz o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do óleo diesel. A proposta foi bastante elogiada pelos produtores, pois este produto abrange uma grande fatia do custo de produção e tem pesado na conta do setor. Lissauer foi recebido pelo presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que fez questão de destacar a importância da influência política para viabilizar às decisões técnicas.

tecnoshow 1dia rioverde 13 04 2015 fredoxcarvalho 229Avaliação da Safra 14/15
Em relação à análise da safra 2014/15, o final da colheita da soja em Goiás confirmou a elevada quebra de produção estimada pela Faeg após o período de estiagem no mês de janeiro, o que prejudicou fortemente as produtividades das lavouras, que ficaram abaixo da média dos últimos anos. Já para o milho, o plantio da safrinha se estendeu mais do que a janela ideal, sendo que alguns produtores plantaram até o final do mês de março.

Atraídos por preços atrativos e um volume elevado de chuvas nas últimas semanas, estima-se um aumento de área plantada, mas diminuição de investimentos em insumos, principalmente de sementes e fertilizantes. A chuva vem contribuindo e as lavouras plantadas mais cedo já receberam água suficiente para obterem produtividades satisfatórias. O problema é que devido ao plantio atrasado, as demais lavouras precisarão de chuva ainda o final de abril e no mês de maio.

Seguro rural
O tema seguro rural foi discutido com ares de ânimo, visto que na abertura da Tecnoshow a Ministra Kátia Abreu informou que os recursos de subvenção federal do seguro serão garantidos. Também na cerimônia de abertura da feira, representando o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton Júnior disse que Goiás vai buscar atender as demandas da Federação e dos produtores rurais, contribuindo também para o aporte de parte do prêmio do seguro, além de “buscar incansavelmente maneiras de contribuir com o produtor rural”.

tecnoshow 1dia rioverde 13 04 2015 fredoxcarvalho 241Soja em pauta
Sobre a criação do Fundo de Incentivo a Cultura da Soja, o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja Goiás) e Vice Presidente Institucional da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira, destacou a representatividade desta cultura no estado, que hoje ocupa quase 60% das áreas agricultáveis e representa 35% do Valor Bruto da Produção goiana. “Precisamos de propostas que possibilitem o crescimento da produção, aumento de empregos e, como consequência, geração de renda. Vamos buscar a implantação do Fundo da Soja, para viabilizar os projetos do setor produtivo, atendendo de forma ainda mais efetiva os produtores rurais e suas demandas”, completou.

Defesa Sanitária
Também presente na reunião, e bastante elogiado pelos produtores, o novo presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, falou sobre a defesa agropecuária em Goiás, com destaque ao cadastro das áreas produtoras de soja goianas junto à entidade – como medida fitossanitária que visa a prevenção e o controle da Ferrugem Asiática. Os produtores são contrários à obrigatoriedade devido ao mau funcionamento do sistema de cadastro. Toledo se comprometeu a melhorar a estrutura de prestação de informações no site da Agrodefesa, o que tornaria o cadastro eficiente e funcional, de fato.

Arthur também ratificou o trabalho da Agrodefesa em relação a liberação do uso – devidamente controlado e fiscalizado – de produtos que possuam em sua fórmula o benzoato de emamectina, utilizado para o combate da lagarta Helicoverpa Armigera.

Por fim, Arthur Toledo fez questão de destacar seu objetivo à frente da Agrodefesa. Ele explicou que pretende deixar claro que a entidade não tem fins de arrecadação e sim de defesa vegetal, educação sanitária e abertura de mercados para os produtos agropecuários goianos. Segundo Toledo, que assumiu a Agrodefesa em fevereiro, a entidade está totalmente alinhada com os anseios do setor produtivo, e visa construir em parceria estes importantes pilares para a evolução do setor rural de Goiás.

Áreas de atuação

Veja também

Goiás

Notícia

Goiás lança Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na sede da FAEG

Oportunidade

Notícia

Oportunidade para ser conselheiro da Faeg no CAT

Pimenta-do-reino:

Notícia

Pimenta-do-reino: casal de produtores de Cocalzinho de Goiás investe no cultivo com ATeG do Senar

Imagem