Faeg sedia abertura da Semana de Veterinária e Zootecnia

Imagem

Leonardo RibeiroCatherine Moraes
A sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) foi palco, na noite desta segunda-feira (29) da abertura da XXVI Semana de Veterinária e V Semana de Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A solenidade contou com a presença do presidente Leonardo Ribeiro, do superintendente do Senar Goiás Eurípedes Bassamurfo, do vice-presidente institucional da Faeg, Bartolomeu Braz e do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Benedito Dias, além de outras autoridades. No total, cerca de 200 estudantes estiveram presentes.


Primeiro a se pronunciar, Leonardo Ribeiro agradeceu aos participantes e começou comparando a atualidade ao seu período universitário. “Me formei em como engenheiro agrônomo nos anos 90 e o momento era bem diferente do atual. Hoje, o setor se descobre como mola da economia no país e vocês estão inseridos neste contexto. O mercado busca qualificação e vocês devem estar prontos para os desafios que vão enfrentar”, afirmou o presidente da Faeg.


Diretor da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, Marcos Café agradeceu o apoio da Federação pelo terceiro ano consecutivo e falou da admiração que tem pela casa. “Nós acompanhamos o trabalho desempenhado pela Faeg e pelo Senar e sabemos que vocês renovam valores que não podemos perder. É o cuidado e o zelo com o homem do campo”, completou.


Relevância das discussões
Presidente do CRMV, Benedito Dias falou sobre a necessidade de a universidade formar profissionais líderes, capazes de tomar decisões. “O mercado hoje quer profissionais com capacidade de trabalhar em equipe, que sejam conscientes e tomem decisões. Vou citar um exemplo em que a carapuça serve para veterinários e produtores. Recentemente o uso de avermectina foi suspenso pelo simples motivo de que nós não seguimos o período de carência necessário. Os EUA verificaram que nossa carne bovina tinha quantidades acima do permitido. Este é um exemplo da necessidade de profissionais bem informados porque a inconsequência trouxe consequências danosas ao país”, pontuou.


Atuação do Senar Goiás Eurípedes Bassamurfo

Superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo explicou aos alunos presentes o trabalho desenvolvido pelo Senar Goiás, que, apenas em 2013 realizou 4.846 ações envolvendo,

aproximadamente 97 mil pessoas. “Programas como o Pronatec e o EaD reforçam nossa missão de educar e aprimorar as pessoas do meio rural, contribuindo não só para a qualidade de vida, mas também para o desenvolvimento sustentável do país”, finalizou.



Arthur ToledoSejam empreendedores

Consultor do Senar Goiás e da Faeg, Arthur Toledo foi o último palestrante da noite e falou sobre empreendedorismo. “Se houver uma seca, a loja de roupas não fecha. Se chover o supermercado não deixa de vender. Nós, do campo, estamos sujeitos a tudo isso e precisamos estar atentos. Apesar de todas as dificuldades, nós, brasileiros, temos a melhor agropecuária do mundo. Temos que ter orgulho do que fazemos”, afirmou.


Arthur também falou do potencial produtivo do Brasil, que possui 851 milhões de hectares. “Ainda temos 61% do território preservado e a produção de cana, por exemplo, só ocupa 1,1% do território nacional. Para se ter uma ideia, 80% do suco de laranja consumido no mundo é produzido no Brasil. Apesar disso, temos 76,86% das propriedades cujos proprietários estão nas classes D/E. É preciso refletir”, concluiu.


AmadorVisão otimista
Aluno do 6º período de Medicina Veterinária, Amador Rosa Neto elogiou o evento e falou sobra a importância de ter uma visão de mercado além da universidade. “Muitas vezes o que temos na faculdade é pessimista em relação à produção, ao nosso futuro. Os professores falam muito dos ambientalistas e da impossibilidade do Brasil crescer ainda mais. Aqui foi o contrário, senti que somos valorizados como profissionais e temos muito a alcançar, responsabilidades enormes. Eu sou filho de produtor rural e quero trabalhar com bovino de corte”, afirmou o graduando.

Áreas de atuação

Veja também

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Novo

Infraestrutura

Novo Instrumento de Convocação é Publicado - Pavimentação da Rodovia GO-147

Imagem