AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Nesta segunda (16), Faeg sedia workshop para criar Plano de Defesa Agropecuária

Imagem

agrodefesaNayara Pereira com informações da Agrodefesa

Com o objetivo de garantir a competitividade e segurança alimentar em Goiás, além de reunir entidades representativas da cadeia produtiva e instituições de ensino em busca de discutir ideias e ações em prol do desenvolvimento do Plano de Defesa Agropecuária (PDA), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) sediará na próxima segunda-feira (16), um workshop voltado para o tema, na sede da entidade, em Goiânia. A iniciativa é do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Para dar as boas-vindas aos participantes, o presidente da Federação, José Mário Schreiner, fará a abertura do evento, quando vai destacar a importância do Plano para o estado, já que Goiás é o primeiro no Brasil a criar seu próprio PDA, com base nos subsídios constantes do Plano Nacional de Defesa Agropecuária, lançado, em maio desse ano, pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). “A proposta principal do PDA é modernizar nosso marco regulatório que diz respeito a área sanitária e fitossanitária do estado e, principalmente, buscar ações e propostas para reestruturar nossos laboratórios de análises de doenças e pragas, aumentado assim, nossa competitividade na produção de alimentos com qualidade”, destaca.

De acordo com o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, o PDA deverá proporcionar ações que aproximem a entidade do produtor rural, promover integração com as diversas cadeias, criar o entendimento da dinâmica da oferta e demanda de alimentos considerando as novas exigências do consumidor. “Queremos também promover ações governamentais, no âmbito federal e estadual, no sentido de avançar nas discussões do marco regulatório do agronegócio, proporcionando uma maior segurança jurídica nos investimentos previstos pelas cadeias produtivas ligadas ao segmento”, ressalta.

Para que o Plano apresente a efetividade e a eficácia esperada em Goiás, segundo Arthur, uma das importantes estratégias previstas no workshop é a compatibilização com os eixos prioritários e diretrizes preconizadas pelo PDA nacional, lançado pelo Mapa. “As recomendações das entidades que participarão do workshop deverão indicar cenários (oportunidades e desafios), diretrizes e as grandes orientações para os níveis técnico, administrativo e institucional”, defende.

Programação
O workshop, que também será aberto pelo Governador Marconi Perillo, terá dois principais momentos: apresentação de palestras e mesa redonda. A primeira palestra será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, que falará sobre a proteína animal, as perspectivas de mercado e as exigências sanitárias.

Durante o evento, o secretário de defesa agropecuária do Mapa, Décio Coutinho apresentará o Plano Nacional de Defesa Agropecuária, e em seguida o presidente da Agrodefesa Arthur Toledo fecha as palestras com o tema “Construindo o Plano Estadual de Defesa Agropecuária 2015/2020”. O evento será encerrado em uma mesa redonda com discussão entre os convidados.

Ao final, a partir das palestras e discussões, deverão ser coletados dados que servirão de suporte para a elaboração do PDA de Goiás. Para isso, todo o evento será gravado e sofrerá processo de editoração, para torná-lo mais objetivo.

Serviço: Workshop – Plano de Defesa Agropecuária de Goiás 2015/2020
Data: 16/11/2015
Local: Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) – Avenida 87, nº 266, St. Sul
Horário: 8h

Áreas de atuação

Veja também

Análise

Notícias

Análise do IPCA/IBGE do mês de agosto/2024

Mulheres

Notícias

Mulheres em Campo: dia de relembrar esse evento de conexão e protagonismo feminino no agro

Por

Revista Campo

Por que muitas flores dos cajueiros não vingam? O Senar responde.

Imagem