Murillo Soares
Já era bem cedo quando o Sindicato Rural (SR) de Bom Jardim de Goiás, região oeste do estado, começava a receber a população na última sexta-feira (27) para o Faeg/Senar em Ação. Era a primeira vez do programa na cidade e as pessoas já estavam ansiosas. O presidente do Sindicato Rural (SR), Divaldo Queiroz, ressaltou que esta é uma oportunidade única e que os cidadãos sentem isso. “Eles anseiam por qualidade de atendimento, consultas e exames que muitas vezes não conseguem aqui no município”, disse.
O Faeg/Senar em Ação no munício aconteceu graças a várias parcerias. Em Bom Jardim, ajudaram na realização do evento: o SR da cidade, a Paróquia São João Batista – na pessoa do Padre Fernando, que doou mesas, cadeiras e tendas – e a Ótica Arco-Íris e a Clínica Menino Jesus. Além da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), que sempre marca presença prestando serviços na área de oftalmologia, carro-chefe dos eventos.
Houve também serviços nas áreas de clínica geral, cardiologia, pediatria, dermatologia, odontologia; exames de Papanicolau, PSA e Eletrocardiograma; e ainda teste de glicemia, aferição de pressão e cálculo de IMC. Na parte da cidadania, houve cadastro de CPF, fotografia, xerox e emissão da carteira de identidade para os maiores de 15 anos. Além disso, quem esteve no evento pode observar demonstrações de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) nas áreas de pintura em tecido, panificação rural e produção caseira de alimento.
Oportunidade
Quando os primeiros raios do sol começavam a despontar, Corina Alves Magalhães, de 65 anos, já estava na fila para a triagem. Ela, que nasceu em Caiapônia, mas mora em Bom Jardim, foi em busca de atendimento com o cardiologista. “Cheguei aqui era 6 da manhã”, ressaltou, sendo que a senha para os atendimentos só começaram a ser distribuídas uma hora mais tarde. E por que chegar tão cedo? “Temos que aproveitar quando vem uma oportunidade dessas para a nossa cidade. Eu não tenho condições de ficar viajando às cidades mais próximas para me consultar sempre”, respondeu.
Este é justamente o tópico discutido pelo presidente do Sindicato Rural de Bom Jardim de Goiás. “Nossa cidade tem essa carência de atendimento na área da saúde, quem não pode ir até as cidades maiores e mais próximas, fica sem”, ponderou. “Este evento está acontecendo pelo amor que todos aqui têm pelo nosso município”, completou. Ele ainda destacou e respondeu uma dúvida de muitas pessoas: mas o Sindicato Rural não cuida apenas do produtor rural? “Não representamos apenas os ruralistas, e sim toda a população da cidade”, bradou Divaldo.
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, completou a ideia de Divaldo durante a solenidade de abertura do evento. “Temos que olhar as pessoas, cuidar delas, ajudá-las”, frisou. “Vivo me perguntando qual será o futuro das crianças do nosso país, com tanta perdição e descaso nas ruas”, completou. Schreiner exemplificou sua fala, apresentando números da quantidade de atendimentos oftalmológicos no estado. “Goiás tem 246 municípios, mas apenas 17 deles têm atendimento específico para os olhos. E isso é muito preocupante”, disse.
Sucesso
O Faeg/Senar em Ação teve aproximadamente mil atendimentos, mas estima-se que o número possa ser ainda maior, já que os atendimentos não finalizados na sexta-feira (27) foram de micro-ônibus para Aragarças no dia seguinte, onde também aconteceu o evento. Além disso, na quinta-feira (26), houve uma edição em Baliza. Segundo o prefeito da cidade, Rodão Lisboa, saúde é um dos maiores bens que podemos oferecer à população. “É bom saber que tem gente que quer nos ajudar a fazer o melhor pelo nosso povo”, comemorou, já que, em seu município o programa também foi um sucesso.
O superintendente da Faeg e ex-presidente do SR de Bom Jardim, Claudinei Antônio Rigonatto, também se mostrou grato e elogiou a iniciativa. “Sou muito grato a vocês todos por acreditarem no projeto”, disse, durante a solenidade de abertura. Ele concluiu afirmando que o Faeg/Senar em Ação também é uma contribuição da gratidão do povo com os produtores.
O vereador de Bom Jardim, Zizi, agradeceu em nome de todos os presentes, dizendo que o programa é resultado de uma soma que trazia como produto a felicidade de todos os cidadãos. “Toda a população e os vereadores agradecem a Faeg e o Senar Goiás por olhar por nós”, finalizou.