Catherine Moraes
Para falar sobre o tratamento fisioterapêutico da disfunção sexual e da incontinência urinária, a palestrante Nayruz Jradi participou, nesta quarta-feira (12), da Semana da Saúde Faeg/Senar 2014. Com início na segunda-feira (10), a programação segue até a próxima sexta-feira (14) e tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância de cuidar da própria saúde. Os eventos estão sendo realizados na sede da Federação, no Setor Marista, em Goiânia.
Nayruz é fisioterapeuta especialista em uroginecologia e atua, por exemplo, com incontinência urinária e disfunção sexual, que atinge 50% das mulheres brasileiras. Justamente por considerar o tema como tabu, ela afirma a importância de discutir o assunto. “Temos mulheres que, após o parto ficam com incontinência urinária. Da mesma forma, homens que passam por tratamento de câncer de próstata e não conseguem conter o xixi. Por vergonha, muitas pessoas convivem com um problema que pode ser resolvido”, completa.
Durante a palestra, assuntos como perda de libido, dor ou ardência durante a relação sexual também foram comentados. De forma extrovertida, ela afirma que a diferença entre homem e mulher é que “a mulher precisa resolver todos os problemas para conseguir uma boa relação sexual. Já o homem só resolve os problemas depois da relação”. Nayruz ressaltou a importância do diálogo entre casais e a necessidade de tratar o assunto com naturalidade. “Alguns relacionamentos acabam por falta de diálogo. Ás vezes o problema é psicológico ou cultural, mas pode ser um problema físico, uma musculatura pélvica fraca”.