Fórum vai divulgar ações do Plano Estratégico de retirada da vacina contra febre aftosa em 2021

Imagem

Será realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), no dia 10 de maio, o I Fórum para Divulgação do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa - PNEFA. O objetivo é divulgar as ações para a retirada da vacinação contra a febre aftosa em 2021, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, para tornar o Brasil livre de febre aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional.

O anúncio foi feito durante a primeira reunião oficial de 2019 do Grupo Gestor do Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA em Goiás, integrado por dirigentes e representantes do Sistema Faeg/Senar ; Agência Goiana de Defesa Agropecuária - Agrodefesa; Superintendência Federal da Agricultura em Goiás - SFA-GO; Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás - Fudepec-Goiás; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa-Goiás e Emater-Goiás. O evento destina-se a produtores rurais, lideranças sindicais, associações, técnicos, acadêmicos de áreas afins, representantes de revendas de medicamentos, órgãos públicos, indústrias frigoríficas e empresas leiloeiras.

Cautela

Ao abrir a reunião, o deputado federal e presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner observou que a retirada da vacinação do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa é um passo importante que o Brasil irá dar e por isso mesmo será necessário muita cautela tanto na fase preparativa (que antecede a retirada) quanto no acompanhamento após a medida. "A união de esforços entre os todos os órgãos e entidades envolvidas, tanto do setor público quanto da iniciativa privada será fundamental para o sucesso desta ação. A informação e conscientização dos pecuaristas são pontos muito relevantes", ressaltou José Mário. O presidente da Agrodefesa, José Essado Neto, manifestou posição semelhante, reforçando que os produtores terão de redobrar o cuidado com seus rebanhos e ter plena confiança nos órgãos de defesa sanitária para comunicar quaisquer suspeitas de aftosa que possam surgir.

O diretor do Fundepec, Uacir Bernardes, salientou que é preciso organizar e fortalecer as estruturas necessárias para garantir as condições para retirada da vacina, o que inclui a viabilidade de meios financeiros para indenizar produtores em caso de abate de animais afetados pela aftosa. Também presente na reunião de hoje, o diretor institucional do Senar-Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, disse ser fundamental que todos os órgãos e entidades envolvidos no processo participem efetivamente das ações, em especial na divulgação e conscientização dos produtores para a retirada da vacina em 2021. Conforme disse, é preciso que fique claro como é a ação dos órgãos de defesa sanitária hoje, com a vacinação, e como será após a retirada da vacina. Já o superintende Federal da Agricultura em Goiás, José Eduardo de França, ponderou que é preciso regionalizar as informações, isto é, mobilizar os pecuaristas nas diversas regiões do Estado, para que todos recebam informações corretas do processo de suspensão da vacina a partir de 2021.

Outros temas

Vários outros temas foram tratados no encontro, tais como a consolidação e fortalecimento do Grupo Gestor Estadual para o Desenvolvimento de Ações no âmbito do Plano Estratégico do PNEFA, que terá nova composição representativa, com substituição de alguns integrantes e suplentes, em função das mudanças ocorridas no Governo Estadual. E ainda ações para o aprimoramento e reestruturação do Sistema de Defesa Agropecuário; fortalecimento das parcerias público-privadas como forma de ampliar a participação comunitária no processo decisório e nas ações de prevenção da febre aftosa em todo o País, para garantir sustentação técnica, política e financeira das atividades do programa e fortalecimento das medidas de prevenção e redução das vulnerabilidades para a febre aftosa no País.

Na reunião estiveram presentes também a analista do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) Christiane Rossi, o representante da Faeg junto ao Grupo de Saúde Animal da Confederação Nacional da Agricultura, Antônio da Silva Pinto, o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal da SFA, Luiz Antônio Danin; a responsável pelo Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa da SFA-Goiás, Cecília Paula Dezan; além do presidente José Essado Neto, participaram também o assessor da Diretoria Técnica e de Inspeção, Ramon Rizzo Velasques e o gerente de Sanidade Animal em exercício, Luiz Fernando Bastos Mendes.

Informações : Agrodefesa

Comunicação Sistema Faeg/Senar



Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg recebe Mapa para apresentação de programa que busca restaurar 40 milhões de hectares de áreas degradadas

16ª

Notícias

16ª Cerimônia do Programa Agrinho celebra protagonismo estudantil, sustentabilidade e grandes conquistas em Goiás

Bureau

Notícias

Bureau Veritas inicia visitas para acreditação de obras rodoviárias do Ifag

Imagem