Goiás deve colher safra de milho 19,5% maior

Imagem

A Conab divulgou na manhã desta terça-feira , (12), o 5° levantamento da safra brasileira 2018/19. De acordo com a divulgação, o Brasil deve colher 234,1 milhões de toneladas de cereais, fibras e oleaginosas, crescimento deve ser de 6,5 milhões de t, o que representa um volume 2,8% superior, em relação a safra passada. O incremento de 910,5 mil hectares, ou 1,5% a mais em relação com a safra 2017/18, totalizando uma área plantada de 62,6 milhões de hectares.

A colheita de milho poderá alcançar no cenário nacional uma produção de 91,7 milhões de toneladas, 13,6% a mais que em 2017/18.

A estimativa de boa safra de milho traz tranquilidade para toda a cadeia produtiva que depender do cereal no insumo da sua produção, como a avicultura e a suinocultura.

Já a soja deve registrar uma redução produtiva de 3,3%, atingindo 115,3 milhões de toneladas, porém com um aumento na área de 1,9%. O fator responsável é a redução da produtividade, ocasionada por adversidades climáticas em alguns estados.

A redução da safra da oleaginosa pode trazer correções de preço, primacialmente se estas perdas produtivas forem entendidas como expressivas no mercado de formação de preço.

Para Goiás, a Conab reduziu a safra de soja em 6,2%. Assim o estado deve colher 11,1 milhões de toneladas. Estes números refletem os dois períodos de estiagem pelo qual Goiás passou, que causou, de acordo com a companhia, encolhimento da produtividade de 8,6%.

Para o milho a situação é inversa, somando a 1° e a 2° safra, Goiás deve colher 19,5% a mais que na safra passada, devido o crescimento de área (3,5%) e rendimento (15,5%). Tal resultado é fruto da 2° safra que deve registrar bons resultados positivos.

Por fim o relatório destacou a redução de mais de 250 mil toneladas na produção brasileira de feijão 1° safra. Em Goiás esta redução atinge aproximadamente 60 milhões de toneladas na primeira safra. Com isso, podemos esperar preços elevados para o feijão até a colheita da segunda safra de grãos.

Texto: Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás

Imagem: Divulgação

Fonte: Conab

Comunicação Sistema Faeg/ Senar

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem