É com grande satisfação que comunicamos a todos os produtores, que a metodologia de cálculo do Indexador da Variação da Cesta de Produtos Lácteos foi aprovada em reunião nesta terça-feira, 28/10, medida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, envolvendo os Produtores representados pela FAEG e laticínios de Goiás, que na ocasião foram representados pelo Sindileite.
Ficou acordado que o indexador será calculado pelo IMB (Instituto Mauro Borges) e poderá ser divulgado já, a partir desta data, só que em primeiro momento, em caráter educativo. A partir do mês de Dezembro de 2019, o indexador será utilizado oficialmente pelas indústrias para anunciar de forma antecipada o preço do leite referente ao produto entregue no mês de Janeiro de 2020, assim como era a solicitação pelos produtores dentro da Pauta da Dignidade.
Apesar a ansiedade de muitos, e nossa também, salientamos que isto é uma grande evolução para um melhor relacionamento entre Produtores/Indústria, sendo um marco nesta relação comercial.
Foram muitas reuniões e contribuições de todos, produtores, indústria, instituições, e realmente foi um trabalho de time, realizado por muitas mãos. Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos, e também aos produtores ao depositar a confiança no time da Faeg e do Ifag.
Comissão de Leite – Federação da Agricultura e Pecuária de Leite em Goiás