Inflação acima do centro da meta para 2021

Imagem

O Boletim FOCUS do Banco Central, publicado todas as segundas-feiras, prevê mais uma alta da inflação na edição publicada hoje (22). Já é o sétimo reajuste no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), além do terceiro reajuste para baixo do PIB.

Dado que as projeções para a inflação subiram (de 3,62% na semana passada para 3,82% hoje), a taxa Selic também sofreu modificações no boletim: há um mês, a expectativa para a taxa básica de juros da economia brasileira era de 3,5% e hoje passou para 4%. Na semana passada, a previsão estava em 3,75%.

É importante lembrar que a previsão para a inflação está acima do centro da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2021, de 3,75%. A inflação começou a subir com mais força em 2020, durante a pandemia de covid-19, e chegou a desacelerar no início do ano.

Quanto ao Produto Interno Bruto (PIB), este deve sofrer uma desaceleração de crescimento até o final do ano. As expectativas dos especialistas indicam que haverá um crescimento de 3,29%, abaixo das previsões da semana passada (3,43%) e de um mês atrás (de 3,49%).

O câmbio também foi reajustado. A previsão é de que o dólar encerre o ano de 2021 a R$ 5,05, acima dos R$ 5,01 da expectativa da semana passada.

Comunicação Sistema Faeg

Áreas de atuação

Veja também

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Inscrições

Notícias

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal de Queijo vão até 6 de maio

Imagem