Cerca de 20 invasores entraram em propriedade rural produtora de café no norte do estado, alegando serem “Sem Terra” para tomar posse das terras
No último dia 14/02, a Fazenda Volta da Serra localizada na região de Alto Paraíso de Goiás viveu momentos de tensão após as terras serem invadidas por 20 pessoas alegando serem Sem Terra. O proprietário das terras, Lauro Jurgeatis acionou a Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária) através do Sindicato Rural de Alto Paraíso para que providências fossem tomadas em busca do restabelecimento da ordem na propriedade.
Após uma rápida ação das instituições, a Patrulha Rural do Estado de Goiás foi acionada e munida de informações rapidamente retirou os invasores da propriedade. A velocidade da intervenção foi essencial para que o crime fosse coibido e os “posseiros” fossem retirados da propriedade.
A operação foi comandada pelo Tenente Coronel Saliba, comandante do Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás, que junto com a polícia ambiental, acompanhou a operação, encontrou e apreendeu no local motosserras usadas de forma ilegal. Com a situação controlada, o proprietário das terras agradeceu ao empenho das equipes da Patrulha Rural que em tempo recorde solucionaram o problema e impediram que os invasores se instalassem.
Para o presidente do Sindicato Rural de Alto Paraíso, Jerson Nagel, é de extrema importância a parceria com a Federação com as forças policiais para evitar o aumento dos crimes na zona rural. “Um trabalho que está sendo feito com cada vez mais eficiência. Nosso total agradecimento em nome do Sindicato pelo pronto e eficiente atendimento”, explica.
Para o presidente da Faeg, Zé Mário Schreiner, o campo não pode ser vítima de criminosos e que a Faeg tem o combate à invasão de terras como uma das principais bandeiras. “O combate à criminalidade no campo é uma das principais bandeiras da Federação. Não descansamos e fazemos questão de mostrar a todos que invasão de terras não tem vez em Goiás. Protegemos o produtor, a propriedade e cuidaremos bem de cada um que produz, reforça.
Zé Mário também destaca a importância dos produtores se aproximarem e associarem aos Sindicatos Rurais para fortalecer a categoria. “Os Sindicatos são as extensões da Federação. Temos força e conseguimos resolver rapidamente os problemas quando os produtores estão unidos”, afirma.
Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag