Gilmara Roberto
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) participou, nesta quinta-feira (30/10) de audiência com o secretário de Estado da Casa Civil de Goiás, José Carlos Siqueira. Acompanhado do presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários do Estado de Goiás (Sinfeago), Leonardo Aparecido Guimarães Tomaz e outros membros da diretoria, José Mário discutiu a reestruturação de Plano de Cargos e Remunerações (PCR) dos servidores da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
Em audiência realizada com o governador Marconi Perillo no início do mês de outubro, o chefe de governo determinou que José Mário fosse o interlocutor dos fiscais para tratar de assuntos com a administração estadual. “O fiscal precisa ser treinado e remunerado não só para multar, mas para promover a educação sanitária e consciência entre os produtores rurais”, considerou José Mário.
Para o presidente, os agentes exercem papel fundamental para o fortalecimento da agropecuária em Goiás, especialmente entre os pequenos produtores. “Com o trabalho dos fiscais, que atuam pela Agrodefesa, e dos técnicos da Emater, conseguiremos levar soluções para os cerca de 80% de produtores do Estado que hoje produzem pouco por falta de assistência técnica. Com alguns ajustes no setor público, vamos dar um salto”, considerou ainda.
José Carlos Siqueira lembrou que, em virtude da vigência de um ano eleitoral, o Estado não pode mais promover nenhum impacto no orçamento causado por aumento de despesas com pessoal desde o mês de junho. “Mas o compromisso do Estado é de retomar essa discussão assim que possível, no início do ano que vem”, garantiu o secretário.
Para Leonardo Aparecido Guimarães Tomaz, a audiência foi positiva porque, com o apoio de José Mário, receberam garantias do secretário de levar as demandas para a agenda de discussões do governo. “Agora, depositamos nossa confiança no articulador que temos, que já nos apoia há algum tempo. Acredito que o José Mário irá nos auxiliar a ter êxito nessa negociação com o governo”, afirmou.
Também participaram da reunião o vice-presidente do Sinfeago, Marcelo Corte Real, e Marta Ferreira Viana, suplente da diretoria do sindicato.