Gilmara Roberto
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, participou da cerimônia de posse da senadora Kátia Abreu (PMDB/TO) como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizada nesta segunda-feira (5/1). O evento, que reuniu 17 ministros de Estado e presidentes de outras Federações, entre outras autoridades, foi realizado na sede do Ministério, em Brasília.
Para José Mário Schreiner a ocupação do cargo por Kátia Abreu indica uma gestão pautada pelo diálogo entre governo e setor produtivo e qualidade técnica e administrativa. “A nova ministra conhece o agronegócio brasileiro como poucos. Com a sua experiência, podemos esperar uma grande gestão. Pelo seu discurso e postura, esperamos que se dedique especialmente a assuntos como assistência técnica, elevação de classes sociais rurais e tecnologias do campo”, declarou o presidente.
Kátia Abreu reforçou seu compromisso com o agronegócio e sua disposição em ouvir segmentos e grupos ligados ao setor produtivo rural. “Quero declarar meu eterno amor a esta categoria, a este setor que ajudou a me criar e ajudou a formar todo o meu caráter. Este será o ministério do diálogo, estamos prontos para trabalhar e ir para um bom combate”, defendeu a nova ministra.
Entre as metas a serem cumpridas durante sua gestão à frente do Mapa, Kátia Abreu afirmou que dobrar o tamanho da classe média rural será uma de suas maiores prioridades. Atualmente, apenas 15% (cerca de 800 mil) dos mais de cinco milhões de produtores pertencem à classe C e a maioria pertence a classes inferiores.
Também participaram da cerimônia os presidentes estaduais de Federações de Agricultura Carlos Speroto (Rio Grande do Sul), José Zeferino Pedrozo (Santa Catarina), Mário Antônio Pereira Borba (Paraíba), Flávio Saboya Neto (Ceará), Álvaro Arthur Lopes de Almeida (Alagoas), Muni Lourenço Silva Júnior (Amazonas), Renato Simplício Lopes (Distrito Federal).
Para assumir o Ministério, a senadora se licenciou da presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que segue agora sob a direção João Martins da Silva Júnior, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).