O município de Formosa, no entorno do Distrito Federal, abriu a segunda semana dos Encontros Técnicos do Pronatec para a diplomação dos alunos que terminaram os cursos profissionalizantes desse semestre.
O município reuniu, na manhã desta terça-feira (26), cerca de 800 jovens, de 83 turmas, vindos de 26 municípios do entorno do DF e da região Nordeste de Goiás.
A expectativa era a mesma para cada aluno que chegava ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Formosa, onde a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e o Sindicato Rural do município, em parceria com a prefeitura, organizaram a cerimônia de certificação.
Com diploma de um curso técnico nas mãos, os alunos esperam ter melhor empregabilidade e, de olho no bom desempenho da agropecuária, muitos buscam se profissionalizar na área. É o caso da aluna Suene Leão Oliveira, 28, do município de Vila Boa.
Suene tenta fazer o caminho contrário de muitos jovens. Apesar de não ter vínculos com o campo, é bastante atenta aos movimentos do mercado de trabalho. Percebeu que o cooperativismo em seu município é forte e as cooperativas agropecuárias estão sempre em busca de mão de obra qualificada.
Em breve, a região ganhará uma cooperativa de leite e foi por esse motivo que Suene escolheu o curso de Bovinocultura de Leite do Pronatec. "Quero estar preparada e qualificada para quando as oportunidades aparecerem", diz a aluna, que pretende continuar se capacitando na área.
Filho de produtores rurais de Iaciara, Geovane Rodrigues de Almeida, 18, é daqueles que aumentam os índices de jovens que querem continuar no campo e assumir os negócios da família.
Os pais são criadores de caprinos, gado de leite e corte e, cultivam melancia, feijão e soja. E, são essas atividades que Geovane levará adiante quando pai e mãe não tiverem mais condições de trabalhar no campo.
Determinado a ser zootecnista, o aluno já terminou o segundo curso de capacitação técnica do Pronatec. Cursou Domador de Equinos e Bovinocultura de Corte. Bastante consciente do desafio que tem pela frente, o aluno não desanima e sabe da importância da qualificação para que bons resultados existam.
"Quero estudar para aprender a fazer melhor, ajudar os meus pais a aumentar a produção e ganhar mais", diz Geovane, confiante.
Cursando o terceiro ano do ensino médio, em Campos Belos, Edson Barbosa de Almeida, 19, acabou de terminar o curso de Equideocultor e já está com o currículo pronto para ir em busca do primeiro emprego na área.
Filho de trabalhadores rurais, Edson cresceu muito próximo do campo e, dele, não quer se distanciar. Mas, tem plena consciência de que para ter sucesso na área precisa se aperfeiçoar. "O mercado pede pessoas qualificadas. Estou atrás disso", diz.
Apesar de muito jovens, os alunos que optam por frequentar um curso do Pronatec do Senar têm consciência da importância da capacitação para se conseguir bons postos de trabalho. Segundo o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, o Programa dá condições para que o jovem chegue mais seguro ao mercado de trabalho.
Ele explica que são 24 cursos distintos com módulos teóricos e práticos. O aluno sai do curso capacitado a desempenhar uma função na cadeia produtiva do campo.
"Aumentamos a empregabilidade do jovem, o estimulamos a permanecer no campo e damos uma importante contribuição no início da carreira profissional desses meninos e meninas", disse José Mário, durante o 2º Encontro Técnico do Pronatec, que realizou as diplomações.
O Encontro também reuniu autoridades municipais de Formosa e região que participaram da entrega dos certificados. O Sistema Faeg/Senar encerrará 2013 com seis mil alunos certificados pelo Pronatec do Senar no estado.