Lácteos: importação brasileira dos produtos cai 9,3% em julho

Imagem

A importação de produtos lácteos no Brasil caiu 9,3% de junho para julho, somando 10,1 mil toneladas. Esse é o menor volume comprado no exterior desde março de 2018. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), esse cenário está atrelado à redução das compras de leite em pó, que recuaram 13,8% em relação ao mês anterior.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara Federal aprovou no último dia 26/06, parecer ao projeto de lei do deputado federal e presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner que determina que importadores de leite em pó tragam para o mercado brasileiro apenas produtos com 70% de validade vigente.

De acordo com José Mário, a medida confere mais segurança alimentar ao consumidor brasileiro e privilegia a produção nacional do derivado lácteo. “Sem a exigência da validade mínima, abre-se um precedente para que importadores brasileiros, munidos de caráter aproveitador, comprem leite em pó com prazo de validade próximo ao vencimento simplesmente para aproveitar preços abaixo do mercado".

Fonte:canalrural/milkpoint

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

III

Notícia

III Corrida Senar 2025 reúne mais de 1.400 participantes neste domingo

Expedição

Notícias

Expedição Safra Goiás aponta queda na produtividade da soja, custos altos de produção e redução de lucro

Diagnóstico

Diagnóstico das lavouras do estado será apresentado nesta sexta-feira

Imagem