Levantamento da Conab aponta queda na produtividade do milho em Goiás

Imagem

De acordo com o 11º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita em Goiás alcança 75% da área semeada. O estudo aponta uma queda de produtividade com o avanço da do trabalho, principalmente nas áreas semeadas tardiamente ou mesmo fora da janela.

A redução, de acordo com a Conab, foi observada principalmente na região sudoeste do estado, onde a produtividade média é estimada em aproximadamente 5.103 kg/ha. O déficit hídrico e o ataque severo de cigarrinha são os principais motivos para essa redução.

Na região sul e leste, a colheita ainda avançará em agosto em virtude de dois aspectos: chuvas ocorridas tardiamente entre maio e junho e pela escassez de armazéns para o recebimento da produção. A produtividade média prevista para o estado é de 4.680 kg/ha.

A nível nacional a colheita do milho, segunda safra, segue avançando e ultrapassa 79%. As lavouras apresentam bom desenvolvimento e a estimativa da Companhia para a produção total de grãos é recorde. Atualmente está em 271,4 milhões de toneladas, acréscimo de 6,2% ao colhido em 2020/21, ou seja, 15,9 milhões de toneladas.

Fonte: Conab

Imagem: divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag


Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem