Levantamento de grãos indica produção de 23 milhões de toneladas em Goiás

Imagem

Nesta terça-feira (11), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o terceiro levantamento da safra brasileira de grãos. De acordo com a entidade, Goiás deverá produzir na safra 2018/19 cerca de 23 milhões de toneladas de grãos, o que representa 5,44 milhões de hectares plantados – aumento de 2,5%. Tanto a produção quanto a produtividade devem aumentar em 5,7% e 8,3% respectivamente. Os principais produtos responsáveis pelo aumento de produtividade são o girassol, milho safrinha e sorgo.

O estudo divulgado mostra que a área plantada de milho primeira safra atingiu 265 mil hectares, representando incremento de 23,7% em relação à safra 2017/18. “Foi verificada a migração de áreas das culturas de feijão primeira safra, cana-de-açúcar e pastagens para área de milho verão, devido aos bons preços que o milho recebeu na última safra”, destaca o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves. O estado deverá produzir cerca de 2 milhões de toneladas de milho na primeira safra.

Já a soja, praticamente semeada, a Conab estima uma queda de produtividade de 2,3%. Mesmo assim, a produção deve se manter em função do aumento de área plantada de 2,7% - 3,5 milhões de hectares cultivados. Ao todo, Goiás deverá produzir cerca de 11,8 milhões de toneladas de soja.

Outras culturas

Para a cultura do algodão, a expectativa é de aumento de área em decorrência da melhoria nas cotações no mercado nacional e internacional, além da elevação do câmbio. A estimativa é que a área atinja 39,7 mil hectares – aumento de aproximadamente 20,3% em relação à safra anterior.

Na cultura do arroz, a estimativa é de área total de 19,7 mil hectares – 8,8% a menos do que 2017/18. Deverão ser produzidos cerca de 95 mil toneladas no estado.

No caso do feijão, a produção deve ter queda de 18,8% - 298,4 mil toneladas produzidos em primeira, segunda e terceira safra. A expectativa é de uma produtividade de 2.141 kg por hectare (35,7 sacas/ha).

Brasil

O terceiro levantamento da safra de grãos realizado pela Conab aponta que o país deverá colher uma safra recorde de 238,4 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 10,6 milhões de t em relação à safra passada ou 4,6% em termos percentuais. Até então, o recorde era da safra 2016/17, estimada em 238,7 milhões de toneladas, mas que acabou fechando em 237,6 milhões, após a atualização da safra de inverno e culturas de 2ª e 3ª safras.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Foto: Marcus Vinicius


Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem