Levantamento de Safra de Grãos 23/24 da Conab estima cortes para as produções de soja e milho

A Companhia Nacional de Abastecimento divulgou, no último dia 10, o 4º levantamento de safra com os dados referentes à safra23/24. Para a soja, a estimativa é de queda comparado ao último levantamento, com produção nacional estimada em 155,26 milhões de toneladas e expectativa de redução de 3,06% em relação ao levantamento de dezembro. O atraso da semeadura, além das altas temperaturas e variações climáticas causadas pelo El Niño, que fizeram com que a soja brasileira passasse por esse corte na produção atual.

Para Goiás, os dados sofreram alteração em relação ao último levantamento com a produção saindo de 17,05 milhões de toneladas para 16,7 milhões de toneladas, representando um corte de 1,81% comparado ao ciclo anterior.

Os dados referentes ao milho total brasileiro também sofreram alterações, como a produção do último levantamento, que era de 118,53 milhões de toneladas e caiu para 117,6 milhões de toneladas, redução de 0,80%. O recuo nas expectativas ocorreu devido às previsões climáticas desfavoráveis que atrasaram a semeadura da soja e, consequentemente, diminuíram a janela para o plantio do milho 1ª safra.

Em Goiás, os dados apresentados nesse levantamento também apresentaram cortes, com a produção total em 10,69 milhões de toneladas, uma queda de 15,4% comparado ao ciclo 22/23.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag, com informações da CONAB.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem