A Companhia Nacional de Abastecimento divulgou, no último dia 10, o 4º levantamento de safra com os dados referentes à safra23/24. Para a soja, a estimativa é de queda comparado ao último levantamento, com produção nacional estimada em 155,26 milhões de toneladas e expectativa de redução de 3,06% em relação ao levantamento de dezembro. O atraso da semeadura, além das altas temperaturas e variações climáticas causadas pelo El Niño, que fizeram com que a soja brasileira passasse por esse corte na produção atual.
Para Goiás, os dados sofreram alteração em relação ao último levantamento com a produção saindo de 17,05 milhões de toneladas para 16,7 milhões de toneladas, representando um corte de 1,81% comparado ao ciclo anterior.
Os dados referentes ao milho total brasileiro também sofreram alterações, como a produção do último levantamento, que era de 118,53 milhões de toneladas e caiu para 117,6 milhões de toneladas, redução de 0,80%. O recuo nas expectativas ocorreu devido às previsões climáticas desfavoráveis que atrasaram a semeadura da soja e, consequentemente, diminuíram a janela para o plantio do milho 1ª safra.
Em Goiás, os dados apresentados nesse levantamento também apresentaram cortes, com a produção total em 10,69 milhões de toneladas, uma queda de 15,4% comparado ao ciclo 22/23.
Comunicação Sistema Faeg/Ifag, com informações da CONAB.