Levantamentos de safra são divulgados sem grandes alterações

Conab, USDA e LSPA apontam as estimativas para soja e milho

Na última quarta-feira (8), foi divulgado o 5º levantamento de safra, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA).

Segundo dados da Conab, a produção de soja no Brasil deve atingir um total de 152,8 milhões de toneladas, crescimento de 21,8% no comparativo com a safra de 21/22. Para Goiás, os números permaneceram inalterados em relação ao 4º levantamento, disponibilizado em janeiro/23.

Já segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção do Brasil está estimada em 153 milhões de toneladas, sem alteração em relação ao levantamento divulgado anteriormente.

Para o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a soja deve bater recorde de produção, alcançando a marca de 147,5 milhões de toneladas na safra 22/23, crescimento de 23,4% no comparativo com a safra passada.

Levando em consideração a produção de milho, segundo dados da Conab, o Brasil deve produzir 94.9 milhões de toneladas, na 2º safra, crescimento de 10,6%. Já o total foi estimado em 123,7 milhões, crescimento de 9,4% em relação à safra passada. Em Goiás, os números permanecem inalterados em relação ao último levantamento divulgado.

Já para o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção no Brasil se manteve em 125 milhões de toneladas, sem alteração em relação à última divulgação.

Imagem: divulgação

Análise feita pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag)

Áreas de atuação

Veja também

Ifag

Ifag determina retomada imediata de obras em rodovias após autorização de Moraes

Do

Do amargo ao doce

Sistema

Sistema Faeg/Senar abre vagas para Especialista Técnico Regional II com salário de R$ 11 mil

Imagem