AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Lotes vazios viram hortas

Imagem

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO), em parceria com a prefeitura de Goiânia, iniciou na última semana o programa de incentivo ao cultivo de hortas urbanas na Capital. De acordo com o Senar, a iniciativa tem o objetivo de incentivar o cultivo e produção de alimentos saudáveis em áreas inutilizadas pela prefeitura. O Senar oferece o treinamento e a prefeitura o terreno e materiais necessários. Na última quarta-feira (9), o Senar concluiu a primeira turma do programa no curso de Agricultura Urbana-Hortas, realizado em uma área ao lado do Paço Municipal. De acordo com a prefeitura, uma nova turma deve ser formada assim que o preenchimento das vagas for completo. O instrutor do Senar Goiás, Fernando Domingues, foi o responsável pelas aulas ministradas aos 12 alunos desta primeira edição. “São pessoas da Capital e também pequenos proprietários rurais da Região Metropolitana. Os participantes estão aprendendo todo o plantio, adubação, controle de pragas, o manejo como um todo. A ideia é estimular o aproveitamento dos espaços ociosos nas cidades e oferecer meios para uma alimentação mais saudável. Para quem tem um terreno maior as técnicas podem ser usadas em uma nova fonte de renda”, explica. A professora de ciências, Denise de Carvalho, uma das participantes do projeto, revelou que se sentia incomodada com uma área abandonada onde funcionava um posto de saúde que foi desativado, ao lado do Centro Educacional de Período Integral Chico Mendes, no Conjunto Riviera, em Goiânia. Então, a mulher buscou ajuda na prefeitura e com o curso, Denise aprendeu como fazer o plantio de uma horta. “Aqui eu aprendi que não podemos plantar sementes direto na terra. O ideal é prepararmos bandejas com substrato. Estou aprendendo também a escolher as melhores hortaliças para plantar em cada época do ano. A ideia é que nossa horta fique pronta neste mês. Ela será usada para aulas e na alimentação dos alunos que ficam no colégio o dia todo. O que sobrar nós vamos distribuir para que eles levem para casa”, conclui. Hortas nas escolas No início do ano, o Senar retomou o curso de hortas nas escolas na Capital.

O objetivo, segundo o órgão, era desenvolver técnicas e métodos de diversos tipos de hortas e implantá-las no ambiente escolar. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A secretária titular da Seduc, Fátima Gavioli, que participou do lançamento do programa, destacou que o objetivo é capacitar servidores para a implantação dessas hortas que irão elevar a qualidade da merenda escolar. “Essas pessoas poderão atuar como sementes dentro da escola para produção de alimentos, hortaliças que podemreverternumamelhoria da qualidade da educação. Uma criança bem alimentada e alimentada da forma correta,tem muito mais possibilidade de aprendizado”, ressaltou.

Reportagem Jornal O Hoje – Higor Santana

Veja também

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Produtor

Caso de Sucesso

Produtor de hortaliças hidropônicas, que tinha desistido do cultivo, retoma a atividade produzindo cinco vezes mais com a ajuda da ATeG do Senar Goiás

Mercado

Notícia

Mercado de aluguel de máquinas agrícolas apresenta boas opções para pequenos e médios produtores

Imagem