AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

MAPA atende pedido da FAEG e irá revisar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) em Goiás

Imagem

Goiás é o segundo maior produtor de Girassol do país, sendo responsável por 48% de toda a produção nacional. A cultura tem figurado como mais uma opção para o plantio de segunda safra dos agricultores goianos que tem cada vez mais optado pela oleaginosa.

De 2014/15 até a última safra a área plantada com girassol mais que triplicou, chegando a 23 mil hectares e uma produção de mais de 36 mil toneladas

No entanto, para que esta cultura continue a avançar em nosso estado é fundamental que haja políticas que propicie ao agricultor segurança e proteção de risco. Dentes está destaca-se o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), ferramenta indispensável para a políticas publicas de gestão de risco.

Ocorre, no entanto, que as indicações de datas de plantio do ZARC para a cultura do girassol em Goiás se encontram dissonância com recomendações de plantio das principais variedades utilizadas no estado. Enquanto estas recomendam o plantio da oleaginosa no fim de fevereiro e inicio de março, o ZARC indica a semeadura entre 1ª e 11 de fevereiro.

Este descompasso exclui o produtor de girassol das políticas públicas, como o seguro rural, desestimulando o avanço do seu plantio em Goiás.

Frente estas questões a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a revisão do ZARC da cultura do girassol em Goiá. Pedido este que foi atendido pela pasta federal da agricultura.

Esperamos que esta medida contribua para o estimulo da cultura do girassol em Goiás, e este se torna mais uma opção rentável aos nossos agricultores.

Imagem: Divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Prazo

Notícia

Prazo de vacinação contra brucelose é ampliado até outubro

Imagem