Na tarde desta terça-feira (25), o gerente de estudos técnicos e econômicos para a área de leite da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Edson Alves, se reuniu com produtores na cidade de Caçu, interior do estado, para falar sobre as atualidades e as tendências do setor.
Com a presença de cerca de 37 produtores, o encontro aconteceu no Tatersal de Exposição Agropecuária da cidade, onde Edson ministrou palestra sobre o leite e o processo de recuperação de preços pelo qual o mercado passa atualmente.
O gerente citou a retomada da demanda de leite, que aconteceu principalmente pelo aumento do consumo pós-férias escolares e também pelo aumento da demanda internacional de lácteos puxados, principalmente, pelo aumento na renda, no crescimento populacional, aliados à ocidentalização do hábito alimentar e ao desenvolvimento da cadeia de frios nos países em desenvolvimento.
Edson também abordou a questão da queda das importações, que em fevereiro recuaram 52% em relação ao mês de janeiro. Goiás exportou no 2º mês do ano, um total de 6.170 mil kg de leite e importou 5.492 mil kg do produto, fato que reduz a pressão sobre o leite importado sobre o mercado interno.
Foram destaques da apresentação a tendência de recuperação para o mês de março - pelo fato das indústrias também estarem se posicionando para garantir sua oferta na entressafra – e a queda da oferta de leite, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste brasileiro, causada pelo clima adverso dos meses de janeiro e fevereiro. Segundo Edson, neste período, em algumas regiões de Goiás, a captação de leite chegou a cair mais de 11%.