MAPA prorroga emergência fitossanitária em Goiás

Imagem

Helicoverpa 1Cristiano Palavro

O Ministério da Agricultura publicou nesta terça-feira (12) a Portaria nº 10/2016, que renova o estado de emergência fitossanitária em Goiás até novembro deste ano. A prorrogação também foi autorizada para os Estados de Mato Grosso e Piauí. O documento libera a utilização de produtos emergenciais para o controle do complexo de lagartas que atacam a soja, especialmente a Helicoverpa armigera.

No entanto, para que os produtores possam, de fato, pulverizar suas lavouras com inseticidas como o benzoato de emamectina – um dos ingredientes ativos mais efetivos no controle da H. armigera –, é preciso autorização e regulamentação da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Por isso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) e a Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) solicitaram para os próximos dias uma reunião com o presidente da Agrodefesa. Nos últimos dois anos, Goiás foi incluso na lista dos Estados em situação de emergência fitossanitária, mas não pôde usar o benzoato para o controle da situação, diferente de outros estados como o Mato Grosso e a Bahia.

Cálculos da Faeg e Sindicatos Rurais estimam que apenas os ataques da lagarta H. armigera nas lavouras de soja em Goiás acarretaram prejuízos financeiros na ordem de R$ 340 milhões desde o seu surgimento no estado.

Áreas de atuação

Veja também

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Novo

Infraestrutura

Novo Instrumento de Convocação é Publicado - Pavimentação da Rodovia GO-147

Imagem